Pioneiro. Dormir na suíte Diego Armando Maradona, partilhar a piscina com uma estrela da actual equipa do Boca Juniors ou mesmo da selecção da Argentina vai ser possível dentro de dois anos quando abrir o hotel de cinco estrelas do mais popular clube do futebol argentino.Clube argentino vai ter o primeiro hotel temático do mundo .Um cemitério, desenhos animados, uma companhia de táxis e agora um hotel. A marca Boca Juniors, que conta já com 900 produtos e serviços, não pára de crescer, fruto de um departamento de marketing desportivo dos mais inovadores e "agressivos" do mundo. .Líder absoluto das ideias insólitas na área da comercialização da marca, o clube mais popular da Argentina anunciou recentemente que vai construir um hotel de cinco estrelas em Buenos Aires, o Boca By Design Suites. Se não surgirem contratempos, dentro de dois anos, um edifício com os "olhos" no céu, em sinal de ambição, erguido num dos corredores turísticos da capital, estará transformado num ponto de referência para os adeptos de todo o mundo e em mais um símbolo de uma cidade onde o futebol é um ícone indiscutível..Será o primeiro hotel temático de um clube de futebol, que custará cerca de 14 milhões de euros. Um investimento (a cargo da empresa Design Suites) que os responsáveis do clube acreditam ter retorno em poucos anos. "Há milhões de fãs do Boca que já devem estar a sonhar com a possibilidade de passar algum fim-de-semana neste hotel ao lado dos seus ídolos", comentou o presidente do Boca Juniors, Pedro Pompilio, quando apresentou o projecto. A diária num quarto simples irá custar cerca de 200 euros, e as suítes devem oscilar entre os 250 e os 325 euros. Serão 89 quartos, distribuídos entre 17 andares e baptizados com os nomes dos jogadores mais importantes do clube. A suíte presidencial, como não podia deixar de ser, chamar-se-á Diego Armando Maradona..Tudo transportará os hóspedes para os 103 anos de história do clube. As paredes serão forradas com imagens interactivas de antigos craques. Os empregados serão especialistas de futebol - quase com habilitações para serem treinadores - e umas das suas obrigações é saber de cor todas as importantes datas, troféus conquistados, golos decisivos. À mesa, o prato fará alusão a figuras da equipa e a símbolos do clube..O Boca By Design Suites, além de restaurantes e bares, terá um canal de TV temático, uma piscina com tela gigante para os jogos, uma biblioteca temática sobre o clube, salas de conferências e salões para festas. Não faltará uma megaloja com produtos da marca Boca, um verdadeiro fenómeno de vendas..O azul e o amarelo predominarão no empreendimento, que ocupará uma área de 7,5 mil metros quadrados. Os jogadores do Boca serão hóspedes frequentes, já que o hotel passará a ser o local habitual de concentração da equipa. Também a selecção irá desfrutar do moderno edifício. .Nada foi deixado ao acaso neste projecto ambicioso e inédito. "Todos os detalhes vão expressar correcta e sofisticadamente a grandeza do Boca Juniors", explica o arquitecto Carlos Ott. "Por exemplo, a arquitectura será dinâmica como é o futebol. Terá curvas verticais direccionadas para o céu para representar o desejo do clube em ser sempre campeão. Tecnologia e arte integram-se no futebol", concluiu..Jogadores estrelas de banda desenhada.Os desenhos animados Boca Toons foram mais uma das iniciativas de grande sucesso do Boca na última década, no qual o volume de negócios derivado do marketing teve um aumento sem paralelo. Aproveitando o êxito que também se tem verificado dentro dos relvados, o clube lançou há cerca de um ano os Boca Toons, inspirados nos bonecos animados do Barcelona. São pequenos episódios de um minuto e meio que passam quatro vezes por dia em diferentes canais da televisão argentina e que contam a história de uma tradicional família de ferrenhos adeptos, com três filhos, à semelhança dos Simpsons. .Nos desenhos da Família Della Boca, como foi intitulada a série, os protagonistas são os jogadores da equipa. Jogadores como Juan Riquelme, Martín Palermo ou Rodrigo Palacio foram as primeiras estrelas da televisão argentina, quando a série pioneira na América Latina se estreou..Ao contrário dos Barça Toons, os desenhos animados do Barça, nos quais Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi aparecem em caricaturas, Riquelme e companhia foram feitos com tecnologia 3D. .Com esta iniciativa, o Boca Juniors explora todas as formas de marketing que são geradas pelo produto e acredita que até ao final do corrente ano arrecadará mais de um milhão de euros com a venda de produtos.