Boavista caiu à Honra sete anos após o título

Completa-se um ano no próximo sábado sobre um dia negro  na história do clube: a condenação à descida administrativa
Publicado a
Atualizado a

Se o dia 18 de Maio de 2001 foi o mais feliz da história do Boavista, 9 de Maio de 2008 terá sido, provavelmente, o mais triste. Quase sete anos depois de se sagrar campeão nacional de futebol, pela primeira vez na história, o histórico clube azadrezado foi condenado a descer de divisão. O motivo: coacção de árbitros, em jogos com Académica, Belenenses e Benfica, na época 2003/04.

O caso marcou o final da época passada. Entre final de Março e início de Maio, a Comissão Disciplinar da Liga abriu o processo e divulgou a sentença. O Boavista foi condenado à descida de divisão, enquanto FC Porto e U. Leiria perdem pontos (seis e três, respectivamente), por tentativa de coacção de árbitros em outros jogos da Liga 2003/04.

A sentença foi igualmente dura para o ex-presidente do Boavista, João Loureiro (no activo, à data dos alegados crimes): quatro anos de suspensão e multa de 25 mil euros. Mas o caso não acaba por aqui para o ex-dirigente axadrezado já que vai a julgamento, acusado de corrupção desportiva activa por outro caso não condenado pela Liga: o jogo Boavista-E.Amadora, também da temporada 2003/04.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt