Bento XVI não assina beatificação de Pio XII

Papa não quer comprometer relações entre Vaticano e judaísmo
Publicado a
Atualizado a

O Papa Bento XVI não vai assinar o decreto de beatificação de Pio XII, para não comprometer as relações entre católicos e judeus.

Segundo Peter Gumpel, o padre responsável pelo dossier da beatificação, Bento XVI terá ficado “muito impressionado” com a reacção dos representantes da comunidade judaica. Gumpel explicou à AFP que os responsáveis religiosos judaicos disseram “claramente” a Bento XVI que se este fizesse algo a favor da beatificação “as relações entre a Igreja Católica e os judeus seriam comprometidas de forma permanente”.

De acordo com a mesma fonte, Bento XVI admira a acção de Pio XII, italiano, nascido Giovanni Pacelli, que chefiou o Vaticano entre 1939 e 1958.

O processo de beatificação está praticamente parado há anos, sobretudo devido à controvérsia sobre as relações com a Alemanha nazi.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt