Avião indonésio desaparece dos radares entre Jacarta e a ilha de Samatra

A companhia aérea Lion Air, da Indonésia, informou hoje que perdeu contacto com um dos seus aviões de passageiros que seguia da capital para Pangkal Pinang, na ilha de Samatra.
Publicado a
Atualizado a

Operações de busca e salvamento foram já lançadas. O avião Boeing 737-800 partiu de Jacarta por volta das 06:20 de hoje (22:20 de domingo em Lisboa).

"Podemos confirmar que perdemos contacto com um dos nossos aviões e que a sua posição ainda não foi confirmada", afirmou um porta-voz da Lion Air, Danang Mandala Prihantoro, citado pela agência de noticias Associated Press.

De momento não foram avançadas informações sobre o número de passageiros que seguiam no avião, o Lion Air JT 610, segundo a AirNav Indonesia, a autoridade que tutela a aviação civil naquele país, citada pela agência France-Presse.

O avião da Lion Air, uma companhia de aviação 'low cost' indonésia desapareceu do radar poucos minutos depois de descolar do aeroporto de Jacarta, segundo a mesma fonte.

A página de internet da Flightradar, que regista o percurso dos voos, mostra num mapa a trajetória da aeronave em direção a sudoeste, um desvio para sul e depois para nordeste antes de desaparecer repentinamente sobre o mar de Java, não muito longe da costa.

A Indonésia, um arquipélago do sudeste asiático de 17.000 ilhas e ilhotas, é altamente dependente de ligações aéreas, sendo que os acidentes são comuns.

Em agosto, uma criança de 12 anos foi a única sobrevivente de um acidente aéreo que matou oito pessoas numa área montanhosa da remota província da Papua.

Em dezembro de 2016, 13 pessoas morreram quando um avião militar se despenhou perto de Timika, outra região montanhosa da Papua.

Em agosto de 2015, um ATR 42-300 da companhia aérea indonésia Trigana Air, que transportava 49 passageiros e cinco tripulantes, todos indonésios, caiu nas montanhas Bintang. Nenhum sobrevivente foi encontrado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt