Avião de papel voa 50,37 metros

Aviões de papel vindos de 83 países participaram este fim de semana na terceira edição do campeonato mundial da modalidade.
Publicado a
Atualizado a

Concorrentes de 83 países participaram na terceira edição do campeonato mundial de aviões de papel em Salzburgo, tendo o voo mais longo atingido os 50,37 metros.

A proeza foi conseguida pelo "piloto" checo Tomas Beck anunciaram hoje os organizadores em comunicado. Na categoria de "aparelho" mais tempo no ar a vitória foi para o libanês Elie Chemaly, cujo avião se "aguentou" 10,68 segundos antes de "aterrar".

Estes resultados não chegaram contudo para eclipsar os recordes mundiais que são, respetivamente, de 63,19 metros para a distância e 27,9 segundos para o tempo de voo.

Na categoria de acrobacias, a prova foi ganha pelos americano Ryan Naccarato e pelo polaco Tomas Chodryra. A Turquia ganhou por equipas.

A competição, que contou com 249 presenças de 83 países, desenrolou-se sexta e sábado e o júri foi presidido pelo campeão de saltos de esqui, o austríaco Thomas Morgenstern.

Todos os aviões tinham de ser feitos apenas numa folha A4 sem recurso a qualquer acessório, como tesouras ou cola, exceto na categoria acrobática.

Esta foi a terceira edição do concurso. A primeira foi em 2006 e a segunda em 2009.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt