Autárquicas: Presidentes e candidatos do PSD querem melhoria da região de Leiria

Os presidentes das Câmaras de Alcobaça, Batalha e Pombal e os candidatos do PSD às autarquias de Leiria e Ourém subscreveram hoje um documento numa reivindicação conjunta pela melhoria da região de Leiria.
Publicado a
Atualizado a

As reivindicações são antigas, mas foram feitas de forma individual. Os autarcas acreditam que unidos terão "mais peso", pelo que irão pressionar as comunidades intermunicipais a que pertencem os diferentes concelhos para uma "ação concertada e firme para que estes assuntos sejam resolvidos".

"Só somos grandes quando estamos unidos e não separados. O que acho estranho é que os socialistas não estejam unidos. Precisamos de todos, não é uma questão de partido, mas de região", salientou o candidato à Assembleia Municipal de Leiria pelo PSD, Teófilo Santos.

Numa conferência de imprensa, todos evidenciaram a importância da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil e a eletrificação da Linha do Oeste até Leiria.

"Há muitos anos que temos vindo a defender a eletrificação da Linha de Oeste como forma de diminuir o tempo de chegada a Lisboa e também a abertura ao tráfego civil em Monte Real", precisou o candidato do PSD à Câmara de Leiria, Fernando Costa.

O candidato do PSD à Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, acrescentou que o aeroporto de Monte Real "é uma estrutura importante para o desenvolvimento económico desta região, que tem um tecido empresarial muito forte" e "poderia potenciar o desenvolvimento do turismo religioso".

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, salientou a necessidade da criação da ligação entre a Estrada Nacional (EN) n.º 1 e a autoestrada n.º1 (A1), o "chamado" nó Meirinhas/Barracão.

Diogo Mateus alertou ainda para a necessidade de "requalificação generalizada do IC2 de pombal até ao limite do distrito de Leiria, na Redinha".

Para o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, o "distrito de Leiria está há muito tempo a necessitar de uma política de investimento de mobilidade decisiva para o seu desenvolvimento económico".

"Não aceito que não tenha sido feito o nó do IC9 em Aljubarrota, que é uma das maiores marcas nacionais e até internacionais do país. O IC2 é uma via rodoviária que atravessa grande parte do distrito de Leiria e não podemos aceitar a mortalidade dos nossos concidadãos por falta de investimento, porque, além de produzir economia, salva vidas", acrescentou Paulo Inácio, reivindicando também obras na EN86, que liga Alcobaça à Benedita.

Dada a proximidade de Leiria, Luís Albuquerque também assinou o documento conjunto, por entender que "existem lacunas que aparecem associadas a toda a região".

A ligação do IC9 em Ourém à A1 é uma das exigências do candidato, "não só pela proximidade de Fátima", mas porque "serve o norte do concelho, que tem um tecido empresarial forte".

Sublinhando o "facto inédito de candidatos, que representam no seu conjunto mais de 300 mil habitantes, ultrapassam duas comunidades intermunicipais e dois distritos num propósito comum", o presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista dos Santos, afirmou que o "Governo vem falar numa indústria 4.0 para uma região que é altamente desenvolvida, mas esquece que há problemas estruturais para resolver".

O autarca desafiou o primeiro-ministro, António Costa, para "responder aos leirienses", porque os concelhos da região "foram castigados", ficando de fora na ligação às zonas industriais.

Paulo Batista dos Santos lamentou ainda que o propósito de construção da A19, que liga Porto de Mós, Batalha e Leiria, "esteja comprometido pela via das portagens".

O documento assinado por todos será entregue ao Governo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt