Autárquicas: Francisco Vieira de Carvalho é candidato à Câmara da Maia pela coligação PS/JPP

Francisco Vieira de Carvalho vai ser candidato à Câmara da Maia pela coligação entre o PS e o Juntos pelo Povo (JPP), cujo acordo foi hoje assinado pelo independente, pela secretária-geral adjunta socialista e pelo secretário-geral do JPP.
Publicado a
Atualizado a

O candidato tem 45 anos, é filho de José Vieira de Carvalho, presidente da câmara da Maia, eleito pelo PSD, entre 1979 e 2002, data da sua morte, e candidata-se à presidência da autarquia para "exigir" que o concelho "tenha respeito de novo".

Francisco Vieira de Carvalho quer "que a Câmara da Maia tenha voz ativa em relação ao metro e a tudo o resto", porque gosta "muito de beijos e abraços" mas quer "obra.

O candidato revelou hoje que o pai o convidou para integrar as suas listas por duas vezes mas que recusou, decidindo não estar na vida autárquica enquanto o progenitor fosse "autarca no ativo", para não ser identificado como "o filho de".

"Passados 15 anos, as pessoas continuam a dizem que é o filho de... Sou o filho, de facto. Com muito gosto sou o filho dele", afirmou.

O independente falava esta tarde, durante a cerimónia de assinatura do primeiro e único acordo de coligação feito pelo PS no distrito do Porto e em todo o território continental, com vista às autárquicas de outubro (foi feito um outro na Madeira, para apoiar a candidatura de Paulo Cafôfo).

Dirigindo-se à secretária-geral adjunta do PS, Francisco Vieira de Carvalho deixou Ana Catarina Mendes à vontade para celebrar a sua vitória nas autárquicas de outubro.

"Ana, quero dizer que aqui não temos medo de símbolos. A câmara vai ser nossa mas também vai ser sua. E pode dizer que a vitória também é sua", frisou.

Vieira de Carvalho fazia, assim, uma alusão às divergências que levaram ao fim do apoio do PS à recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto, num episódio que a comissão política do movimento de apoio ao autarca relacionou com declarações da socialista, para quem a vitória de Moreira no Porto seria também "uma vitória do PS".

Élvio Sousa, secretário-geral do JPP, saudou, na cerimónia de hoje, a "convergência, serenidade e confiança que transmite a todos os maiatos o próximo presidente da Câmara da Maia, Francisco Vieira de Carvalho".

"Estamos abertos à cidadania, a construir projetos e a nossa plataforma de construção de alternativas é o poder local", vincou.

O JPP teve origem em 2013 num movimento cívico do concelho de Santa Cruz, na Região Autónoma da Madeira, e tornou-se partido em 2015.

Para a sua primeira experiência autárquica fora do arquipélago da Madeira o JPP escolheu o concelho de Odivelas, no distrito de Lisboa, e o candidato António Oliveira Dias, de 53 anos, que nos últimos anos exerceu vários cargos ligados à assessoria de imprensa, o último deles no concelho de São Vicente (Madeira).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt