Autárquicas: Candidatura PSD/CDS em Gaia com lista "completamente diferente"

O candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Vila Nova de Gaia, Cancela Moura, disse hoje que a equipa de candidatura é "completamente diferente" porque, para "o maior desafio dos últimos 40 anos, tudo tem de ser diferente".
Publicado a
Atualizado a

"Esta lista é completamente diferente. É uma lista de renovação e uma lista que queremos que projete a imagem de excelência que o nosso concelho merece. É composta por pessoas qualificadas, competentes e que estão à altura do desafio de gerir um município da dimensão de Vila Nova de Gaia", disse Cancela Moura, que falava aos jornalistas depois de entregar as listas de candidatura no tribunal.

O candidato da coligação PSD/CDS-PP ("Gaia de Novo") frisou que "esta candidatura não é uma soma aritmética de dois partidos", porque "tem muitos independentes e mesmo muitos filiados têm uma vida desapegada da militância" do partido.

"Provavelmente em 40 anos vamos disputar as eleições mais difíceis para a coligação, mas são também as mais aliciantes. Estamos a começar um caminho que queremos que seja diferente nas propostas e nos protagonistas. Vamo-nos centrar na moralização da vida pública", disse Cancela Moura, referindo que tanto PSD como CDS-PP fizeram o seu trabalho em Gaia, algo que desafia outros partidos a fazer.

"No último ano e meio aqueles que não souberam sair pelo próprio pé, nós ensinamos-lhes o caminho. Desafiamos os nossos adversários a que apontem a porta de saída àqueles que não devem estar na vida pública e na participação cívica porque não merecem servir os outros", referiu.

Sem candidatos repetentes face a anteriores listas autárquicas, Cancela Moura quer que "tudo seja diferente", prometendo "estar ao lado dos cidadãos incondicionalmente e aconteça o que acontecer".

Questionado sobre ambições nesta corrida autárquica, foi direto: "Uma coligação como esta só pode aspirar a uma vitória sobretudo com um executivo tão fraquinho, tão fraquinho, com tão pequenina dimensão. Gaia merece muito mais".

Recusando falar de cenários pós eleitorais porque, sublinhou, "o primeiro cenário é ganhar e gerir o município a bem de todos os gaienses", reiterou que fará uma campanha "sem qualquer tipo de circo", rejeitando comícios, 'merchandising', bandeiras e camisolas.

"Vamos centrar-nos nas pessoas, na proximidade e nas propostas. Aquilo que nos importa verdadeiramente é que vamos discutir o nosso futuro coletivo e temos de escolher os melhores. Estamos a fazer aquilo que alguns independentes não conseguem fazer que é ser isentos, independentes e a pensar nos cidadãos. A nossa coligação é um verdadeiro movimento de cidadãos", concluiu.

Cancela Moura também destacou alguns nomes, entre os quais o da deputada do CDS-PP Cecília Meireles que vai candidatar-se à Assembleia Municipal.

"Vai ser uma mais-valia, quer pelo seu desempenho parlamentar, quer pelo conhecimento de causa sobre determinadas matérias e dá uma nova imagem de isenção e independência à Assembleia Municipal, algo de que estamos precisados", disse.

Nas autárquicas em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, concorrem, para além de Cancela Moura (PSD/CDS-PP), o atual presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues (PS), Mário David Soares (CDU), Renato Soeiro (Bloco de Esquerda) e Pedro Ribeiro de Castro (PAN).

As eleições autárquicas estão marcadas para 01 de outubro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt