Atleta iraniano recusa aperto de mão de Kate Middleton

O atleta paralímpico iraniano Mehrdad Karam Zadeh recusou a apertar a mão da Duquesa de Cambridge quando esta lhe entregou a medalha de prata pela sua prestação na prova de lançamento do disco. As razões terão sido culturais, mas causaram embaraço.
Publicado a
Atualizado a

A cultura iraniana proíbe os homens de cumprimentar com aperto de mão mulheres com quem não tenham relação direta e foi o que o atleta fez ontem. Quando a princesa Kate, mulher do príncipe William, lhe estendeu a mão, o iraniano, de 40 anos, colocou as mãos no peito.

Segundo o jornal britânico 'Daily Telegraph' um porta voz da embaixada iraniana afirmou que a duquesa tinha sido informada de que aquilo iria acontecer. "Muitos atletas masculinos de países islâmicos não apertam as mãos em público a mulheres com não têm qualquer relação por razões culturais e religiosas", acrescentou.

Este não foi o primeiro incidente por razões culturais. No ano passado, a equipa de voleibol iraniana teve de se desculpar publicamente depois de alguns membros terem apertado a mão de uma juíza depois de um jogo contra o Afeganistão. O seu comportamento foi classificado pelos media iranianos como inadequado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt