Ataque com drone atinge cidade russa de Voronezh e faz três feridos, diz governador
Um drone atingiu esta sexta-feira um prédio residencial na cidade de Voronezh, no sul da Rússia, disse o governador local, dando conta de três feridos.
Ataques com drones têm atingido cidades russas - incluindo Moscovo - nos últimos meses, enquanto Kiev diz estar a preparar-se para uma grande contraofensiva.
Este é, no entanto, o primeiro incidente desse tipo em Voronezh , uma cidade de cerca de um milhão de habitantes
"Um drone caiu na rua Belinsky em Voronezh ", disse o governador da região, Alexander Gusev, na rede social Telegram.
O responsável acrescentou que pelo menos três pessoas ficaram feridas no ataque, a cerca de 200 quilómetros da fronteira com a Ucrânia.
A Belinsky Street, onde o drone caiu, fica no centro da cidade, perto da Voronezh State University.
Os media estatais russos mostraram imagens de um prédio que tinha algumas janelas partidas.
Gusev disse que o serviço de segurança FSB da Rússia e os serviços de emergência estavam a trabalhar perto do prédio e prometeu ajudar os moradores.
"O regime de Kiev continua a atacar a infraestrutura civil, casas residenciais", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
"Continuaremos a luta e a operação especial", acrescentou, usando o termo usado por Moscovo para classificar a ofensiva militar na Ucrânia, em curso desde fevereiro de 2022.
A agência oficial russa TASS noticiou que o aparelho voava em direção à fábrica de aviões de Voronezh e foi intercetado por meios eletrónicos.
"O alvo do ataque do drone' de acordo com informações operacionais, era a fábrica de aviões. O 'drone' voou na sua direção", disse à TASS uma fonte dos serviços de segurança russos.
"O drone foi suprimido pela guerra eletrónica e os fragmentos caíram num edifício residencial", acrescentou.
De acordo com 'sites' especializados, a fábrica de aviões de Voronezh é uma das maiores da Europa.
Fundada em 1932, tem estado envolvida na produção de alguns dos aviões russos mais importantes, incluindo vários modelos de Antonov, Ilyushin, Kalinin ou Tupolev.
O governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, anunciou hoje que a defesa russa abateu dois alvos aéreos.
"O nosso sistema de defesa aérea funcionou sobre Belgorod. Dois alvos aéreos foram abatidos quando se aproximavam da cidade", disse Gladkov na rede social Telegram, citado pela TASS.
Ataques com drones atingiram cidades russas durante a ofensiva militar de Moscovo na Ucrânia, mas intensificaram-se nos últimos meses.
A região de Belgorod, que faz fronteira com a região de Voronezh, foi fortemente bombardeada este mês, forçando a fuga de milhares de pessoas das cidades fronteiriças.
Recorde-se que Moscovo foi atingida por um alegado ataque com recurso a drones sem precedentes no final de maio.
Com Lusa
Notícia atualizada às 11:43