Asma Assad no país das maravilhas, segundo o Instagram

Asma al-Assad, mulher de Bashar Al-Assad a cortar e a servir comida, posando ao lado de jovens sírias ou no chão a conversar crianças. São estas as fotos divulgadas na conta oficial da Presidência da Síria na rede social Instagram.
Publicado a
Atualizado a

As últimas fotos têm dois dias, mostram Asma Assad a posar sorridente ao lado de jovens sírios e dão os parabéns a jovens que concluiram os estudos de bacharelato com as melhores notas nas várias disciplinas. Mas há também fotos da primeira-dama da Síria a consolar idosas em cadeiras de rodas, a cortar comida ou a servi-la a "famílias deslocadas interamente", segundo a legenda.

Para lá da imagem de tranquilidade, o que sai das fotografias, segundo o Huffington Post, é que enquanto o futuro do país é debatido na cimeira do G-20 e se debate uma intervenção militar, Asma al-Assad exibe no pulso direito um pequeno equipamento eletrónico chamado Jawbone Up, que custa cerca de 100 euros e serve para contar as calorias consumidas, os passos que dados e quantas horas a primeira dama dorme.

Não é totalmente claro como é que Asma al-Assad comprou este produto. A companhia que fabrica o equipamento declinou comentar e o seu site não mostra que esteja disponível para venda na Síria. Existem sanções para as empresas norte-americanas que mantenham trocas comerciais com a Síria. Há um ano foram conhecidos emails do casal que mostravam que Asma usava o iPad para fazer compras online de roupas, móveis e sapatos de marca.

Mais de 100 mil pessoas morreram desde que o conflito começou, em março de 2011, e existem cerca de dois milhões de refugiados (um milhão dos quais são crianças).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt