As 10 melhores praias de que nunca ouviu falar. E nenhuma é portuguesa

Da Inglaterra à Austrália, da Espanha à Tailândia. O <em>Guardian</em> selecionou as dez melhores praias em todo o mundo que são praticamente desconhecidas dos turistas. Mas nenhuma fica em Portugal.
Publicado a
Atualizado a

A escolha é do The Guardian, que compilou dez das melhores praias de que, provavelmente, nunca ouviu falar. E apesar de Portugal ser um dos destinos de férias favoritos dos britânicos, nenhuma destas praias fica na costa portuguesa. Ainda assim, vale a pena passar em revista as descobertas, que incluem praias na costa do Reino Unido, Tailândia, Brasil, Jamaica e até da vizinha Espanha.

Vault Beach, Cornualha, Reino Unido

Fica a cerca de 14 quilómetros de St. Austell, na Cornualha, uma praia selvagem que se encontra praticamente deserta na maior parte dos dias. Muito usada por nudistas, que se apoderaram do extremo sul da praia aproveitando a ausência de companhia, está a uma caminhada de 20 minutos do porto de Gorran.

Praia da Rosa, Santa Catarina, Brasil

São três quilómetros de areia suave, uma linha de mar que se encaixa na paisagem tropical e é perfeita para os surfistas estreantes, escreve o Guardian. No estado de Santa Catarina, a pequena cidade de Rosa é conhecida pelo excelente marisco e pela comunidade surfista crescente, que oferece aos visitantes um ambiente descontraído e acolhedor.

Playa del Silencio, Costa Verde, Espanha

Numa baía do norte de Espanha fica a Playa del Silencio, uma praia com seixos em vez de areia a uma hora de carro da cidade de Oviedo. Segundo o Guardian, para lá chegar é preciso descer os inúmeros degraus na encosta inclinada, mas o passeio arriscado vale a pena para apreciar junto ao mar as formações rochosas e o som da rebentação.

Memory Cove, Lincoln National Park, Austrália

Em Memory Cove, há três praias seguidas que se encontram numa zona de reserva natural australiana. Apenas 15 automóveis podem, por dia, aceder à zona, provenientes de um dos cinco parques de campismo autorizados - e onde os visitantes podem permanecer, no máximo, durante três dias. Ou seja, escreve o Guardian, aqui não haverá necessidade de lutar para ter mais espaço, num local privilegiado bem no coração da natureza selvagem. Junto ao mar é possível avistar águias, golfinhos e baleias.

Shelly Beach, Kenton-on-Sea, África do Sul

Ao contrário de Port Elizabeth, conhecido destino turístico sul-africano, as praias mais próximas de Kenton são menos frequentadas e mais aprazíveis. É o caso de Shelly Beach, que com a maré baixa parece formar uma espécie de anfiteatro entre as rochas, como se de uma piscina se tratasse. É excelente para quem gosta de nadar, escreve o Guardian.

St. Lucie Inlet, Florida, Estados Unidos da América

Só de barco é possível chegar a esta praia, numa ilha junto à costa da Florida, que mantém intacta a paisagem selvagem: são 2,7 km de areia branca para desfrutar, escreve o Guardian. A praia encerra ao público por altura do pôr-do-sol, mas é possível acampar nas proximidades. Uma das melhores formas de aceder à linha de costa é de kayak. De carro, fica a duas horas de Miami.

Torre Lapillo, Porto Cesareo, Apúlia, Itália

A zona é conhecida como as Maldivas italianas, devido às praias de areia branca e águas transparentes. Em Salento, na região de Apúlia, destaca-se na costa de Porto Cesareo a praia Torre Lapillo, que ali às ondas cristalinas a visão da histórica Torre di San Tommaso, recentemente restaurada, que data do século XVI.

Banana Beach, Phuket, Tailândia

Segundo o Guardian, Banana Beach é uma das poucas praias que permanecem alheias à invasão turística da Tailândia. Tem algumas centenas de metros, não é visível da estrada e está sinalizada com uma singela placa de madeira. Junto à costa, um pequeno restaurante serve marisco à sombra das palmeiras.

Redi, Maharashtra, Índia

Há quem procure as praias secretas de Goa mas, segundo o Guardian, uma das melhores fica mesmo na fronteira do estado com Maharashtra. Também conhecida como a praia do paraíso, trata-se de uma pequena baía onde é visível um forte. A zona deslumbra pela beleza natural. A vantagem? É praticamente deserta.

Winnifred Beach, Portland, Jamaica

A praia de Winnifred é famosa na Jamaica, pela simples razão de é uma das poucas que permanece de acesso público: para as restantes, é preciso pagar antes de chegar ao areal. As que sobram são dos resorts, que também já tiveram esta debaixo de olho. Mas, após uma batalha legal de cinco anos, a comunidade local conseguiu manter o livre acesso à praia de Winnifred. A areia é suave e branca, a água é cristalina. Protegida por um recife de corais, é ótima para nadar. Como bónus, pode observar os locais que apanham peixe com as mãos, sem necessidade de canas ou redes de pesca.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt