Altitude oferece 470 horas de arquivo na Internet
Rádio. Brasil e França lideram lista internacional de utilizadores do 'podcast'
Emissora da Guarda registou mais de mil 'downloads' por mês
Os utilizadores do podcast da Rádio Altitude, a emissora local mais antiga de Portugal que emite a partir da Guarda, descarregaram, em 2008, um total de 12 024 ficheiros, do conjunto dos dois arquivos disponíveis.
Os arquivos da estação, que ao longo dos 60 anos de emissão tem reunido um vasto espólio em suporte áudio, estão disponíveis na internet em dois endereços. Tornado público em finais de Fevereiro de 2008, o altitude.mypodcast. com reúne e actualiza diariamente os programas da estação e de acordo com Rui Isidro, director da rádio, "atingiu uma média mensal próxima dos mil downloads, tendo totalizado 10 551 até 31 de Dezembro".
Em Abril do ano passado a Altitude abriu o seu vasto arquivo sonoro aos cibernautas e apresentou o endereço altitudememoria.mypodcast. com que reúne os programas emitidos pela estação entre 2004 e 2007.
Nesta altura, o arquivo on line da emissora da Guarda reúne "mais de 470 horas, total que faz com que seja o maior acervo sonoro informativo da região e um dos maiores do País", adianta o director. Rui Isidro aponta, para além de Portugal, "o Brasil, seguido de França", como os países de ontem têm vindo o maior número de acessos ao arquivo.
No final do ano, o podcast da Altitude disponibilizou "a Revista do Ano 2008, uma grande produção que recorda, durante três horas, os acontecimentos do ano passado", conclui Rui Isidro. As edições de 2007 a 2004 também podem ser consultadas através do arquivo on line.
A Altitude, que tem em curso a reestruturação da estação em Onda Média, é a rádio local mais antiga de Portugal. Fundada há 60 anos por doentes internados no então Sanatório Sousa Martins, a emissão evoluiu ao longo dos anos, tornando-se uma referência na região. Nos anos 60, por exemplo, tinha uma grelha de programação que incluía noticiários regulares de cariz marcadamente regional.
Em 1989, no âmbito da atribuição de frequências radiofónicas locais, passou a transmitir em FM, com licença concedida ao Centro Educacional e Recuperado dos Internados do Sanatório Sousa Martins. Em 2001, o grupo de transportes colectivos Joalto, da Guarda, adquiriu a rádio. O grupo, que na área da comunicação social detém ainda o semanário O Interior, iniciou em 2004 um processo de remodelação da estação emissora e em 2006 reforçou a aposta na informação.