Albuquerque quinto nos treinos livres, mas com queixas

O piloto Filipe Albuquerque, da Team Portugal, alcançou hoje o quinto melhor tempo da sessão de treinos livres para a prova portuguesa do A1GP, a Taça das Nações do automobilismo, com a marca de 1.32,570 minutos.
Publicado a
Atualizado a

No Autódromo Internacional do Algarve, Albuquerque, apesar de ter efectuado uma dos melhores tempos do primeiro dia de competição, queixou-se da instabilidade do monolugar e protagonizou mesmo um pião nas primeiras voltas.

"Estou com problemas na travagem. Quando travo a traseira fica instável e é difícil manter o equilíbrio. A pista está igualmente muito suja", lamentou.

Mesmo assim, Portugal venceu o primeiro "duelo" com o Team Suíça, actual líder da classificação, que, com Neel Jani ao volante, ficou precisamente atrás da equipa lusa, no sexto lugar, com 1.32,635 minutos.

"Ainda é cedo para saber com vai decorrer o resto do fim-de-semana, mas sinto-me bem. Temos é que resolver alguns problemas no carro", referiu o piloto luso.

Sobre o seu primeiro contacto com o circuito de Portimão, Filipe Albuquerque considerou que a pista representa um "grande desafio" e comparou-a ao mítico traçado de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

"Tem muitas subidas e descidas e a última curva é completamente cega, é muito técnica e é brilhante", disse o piloto, negado que o traçado seja perigoso.

A volta mais rápido da sessão de treinos pertenceu ao Team Holanda, do ex-piloto de Fórmula 1 Robert Doornbos, que alcançou 1.31.962 minutos, no dia em que regressou à formação "laranja".

"Fizeram aqui um circuito fantástico. Cheguei ontem (quinta-feira) do Texas e não é fácil entrar logo num carro que já não guiava há algum tempo. É a minha última corrida nesta prova e espero mesmo ganhar", disse o também piloto do Campeonato Indy, no Estados Unidos.

Na sessão de "rookies", que decorreu durante a manhã, o Team Nova Zelândia, com Earl Bamber, foi a formação mais rápida (1.34,147 minutos), enquanto o português não foi além do 12ª melhor tempo, com 1.40,064.

Os treinos livres dos "rookies" ficaram marcados por um acidente aparatoso protagonizado por Bia Figueiredo, que saiu de pista logo na primeira curva e destruiu a parte da frente do monolugar do Team Brasil.

LG

Lusa

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt