Afinal o T. Rex não corria tão depressa quanto pensávamos

Estudo recente aponta para uma velocidade máxima de "apenas" 20 km/h
Publicado a
Atualizado a

Afinal, um dos mais históricos, falados e conhecidos predadores que já andou pela Terra, não andava tão depressa quanto se pensava. Apesar de atingir os 20 km/h, o T. Rex não corria da forma como sempre imaginámos e alguns filmes fizeram crer.

Num novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Manchester, em Inglaterra, é explicado, através de simulações feitas por computador, como a velocidade do mítico dinossauro era, no máximo, de "apenas" 20 km/h.

Apesar de no início o estudo apontar para uma velocidade de 30 km/h, quando foi tido em conta a força e o peso do esqueleto, o número diminuiu. Tentasse o animal "sprintar" e as pernas colapsariam sob o enorme corpo.

"O T. Rex é o dinossauro favorito de toda a gente, e paleontologistas têm discutido durante anos sobre o quão rápido conseguiria correr, porque nos diria algo sobre o seu estilo de caça e como apanhava as suas presas", afirmou o professor William Sellers, de acordo com a BBC.

"Este projeto usou uma simulação em computador bastante realista para prever como o T. Rex se movia e mostrar que correr seria impossível, porque o esqueleto não era forte o suficiente. Isso significa que era algo lento e, portanto, não era um predador de perseguição", acrescentou.

Com esta informação, o estudo conclui também que a corrida era "improvável em qualquer um dos grandes dinossauros predadores, mas não significa que os pequenos não fossem rápidos". Conforme crescia, o T. Rex ia-se tornando mais lento e mudando os padrões de comportamento, algo que os cientistas esperam agora ver e confirmar.

"Isto ajuda bastante a pintar uma imagem de como era a vida no período cretáceo, quando existiam vários dinossauros", conclui Sellers.

O estudo, publicado no jornal Peer J, pode ser lido aqui.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt