Pelo menos nove mortos, incluindo oito crianças, em tiroteio numa escola em Belgrado

Segundo a polícia, o atirador desenhou esboços das salas de aula da escola e escreveu uma lista de pessoas que pretendia "abater".
Publicado a
Atualizado a

Pelo menos nove pessoas foram mortas esta quarta-feira, incluindo oito crianças, num tiroteio provocado por um adolescente numa escola em Belgrado, anunciou a polícia sérvia.

O guarda escolar da escola básica Vladislav Ribnikar, no centro de Belgrado, também morreu no tiroteio.

De acordo com as autoridades policiais, outras seis crianças e uma professora ficaram feridas.

O suspeito, um estudante do sétimo ano do ensino básico, foi detido, segundo a polícia. O adolescente - identificado pelas iniciais K.K., nascido em 2009 - era aluno na escola onde ocorreu o tiroteio.

A polícia acrescentou que o adolescente aparentemente disparou vários tiros, com arma do seu pai, contra outros alunos e o guarda que fazia a segurança da escola.

As autoridades receberam uma chamada telefónica a propósito de um tiroteio na escola Vladislav Ribnikar, por volta das 8:40, horário local (7:40 em Lisboa), referiram as autoridades policiais, que isolaram os quarteirões em redor.

Imagens dos meios de comunicação locais mostraram a comoção do lado de fora da escola quando a polícia retirou o suspeito do tiroteio do local.

Tiroteios em massa na Sérvia são extremamente raros, mas ainda permanecem no país muitas armas utilizadas nas guerras da década de 1990, que se seguiram à desintegração da Jugoslávia.

O ensino básico na Sérvia é composto por oito anos de escolaridade.

O adolescente responsável por um tiroteio na escola em Belgrado tinha uma lista de alvos a abater e esboços das salas de aula, declarou a polícia da Sérvia.

O oficial da polícia Veselin Milic declarou que o atirador desenhou esboços das salas de aula da escola do ensino básico Vladislav Ribnikar e escreveu uma lista de pessoas que pretendia "abater" no ataque, que teria sido planeado durante um mês.

Milic disse que o adolescente Kosta Kecmanovic, que era aluno do sétimo ano na escola, ligou pessoalmente para a polícia quando terminou o ataque.

Entre os mortos estão oito crianças e o guarda escolar do estabelecimento de ensino, que fica no centro de Belgrado. As autoridades disseram ainda que seis crianças e um professor ficaram feridos no ataque e foram hospitalizados.

Segundo o diretor do Hospital Universitário, para onde foram enviados quatros estudantes e um docente, uma criança e o professor estão em estado grave.

Milan Nedeljkovic, responsável político pela área de Vracar, em Belgrado, onde ocorreu o tiroteio, disse que a maioria dos alunos foi retirada pelas traseiras da escola.

Um aluno da escola descreveu o atacante como um "rapaz quieto" e que tirava boas notas.

Em 2013, um veterano da guerra dos Balcãs matou 13 pessoas numa vila no centro da Sérvia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt