Acidente de comboio com químicos nos EUA já é comparado com desastre de Chernobyl
Os habitantes da aldeia de East Palestine, Ohio, nos Estados Unidos, temem que um descarrilamento de um comboio que transportava produtos químicos se torne numa tragédia semelhante à que sucedeu nos anos de 1980 com a fuga radiotativa na central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.
No dia 3 de fevereiro, o comboio descarrilou em East Palestine, perto da fronteira com o estado da Pensilvânia, causando um incêndio gigantesco. O desastre não causou vítimas.
Começaram a surgir comparações com o acidente de Chernobyl em 1986, devido às imagens da nuvem negra de toxinas que circulam nas redes sociais. Segundo a notícia do Insider, a destruição de Chernobyl foi muito pior e os químicos em Ohio são menos potentes, mas o impacto ambiental do acidente não deve ser ignorado.
O comboio transportava vários produtos químicos, um deles cloretos de vinilo, um produto químico usado no fabrico de plástico. Muitos dos químicos libertados são cancerígenos e podem causar problemas respiratórios e de visão.
Os habitantes, segundo o Insider, afirmam estar a enfrentar problemas respiratórios, dores de garganta, olhos irritados, dores de cabeça e outras doenças. Vários processos foram já interpostos contra a empresa Norfolk Southern Railroad, devido às consequências do acidente na saúde dos residentes.
Após o incêndio, morreram vários animais, nomeadamente raposas, galinhas e 3500 peixes.
Cerca de 2000 residentes tiveram de sair momentaneamente das suas casas, tendo regressado no dia 8 de fevereiro, devidamente autorixzadas pelas autoridades, depois de não terem sido detetados níveis altos de contaminação no ar e na água.