A formiga e o elefante
A fábula da formiga e do elefante, na maioria das suas versões, serve para defender que a união faz a força ou que as pessoas não devem ser julgadas pela sua aparência. Nessas histórias, quase sempre, ganha a formiguinha. Há, no entanto, uma piada que trago desde a adolescência e que agora a memória recuperou a mostrar que formiga é sempre formiga e elefante é sempre elefante. Já lá vou!
Por agora preciso de recuperar outra história, bem mais recente. É a história de um elefante holandês que resolveu fazer caminho político procurando agradar aos reis da selva europeia à custa das formigas do Sul. Colocava-se este elefante no meio da sala, talvez julgando que ninguém o via na fatiota de servo dos alemães. E o que dizia o holandês? Que as formigas do Sul eram afinal cigarras preguiçosas, dadas ao álcool e a festas sem fim.
No reino das formigas do Sul houve quem traduzisse do alemão tamanha afronta e avançaram algumas formigas com catarro. Que não podia ser, que o elefante tinha de ser expulso da selva. Falavam grosso mas o elefante continuava a sorrir. Houve até formigas que sondaram formigas para substituir o elefante. E houve também, filmada na TV, uma formiga falando sem gaguejar com o elefante.
Depois houve uma reunião com formigas, elefantes e outros animais da selva. Tudo decorreu normalmente, as formigas não pediram a substituição do elefante, o elefante saiu cá para fora a gabar-se de ter posto as formigas no sítio e a vida na selva recuperou o statu quo.
Regressemos à anedota que trago da adolescência e que fala de uma formiga que quer atravessar o rio, utilizando uma árvore caída a ligar as duas margens, à frente do elefante mas que encontra a intransigência do gigante animal. Quando o elefante, depois de lhe fazer a afronta, ainda goza com o seu estado raquítico e o seu insignificante tamanho, a formiga só encontra esta saída: que foi? Estive doente!
Foi de tudo isto que me lembrei quando ontem li que Dijsselbloem garantiu que ninguém pediu a demissão dele. Tanta formiguinha que de repente ficou doente.