A nova temporada de F1 arranca oficialmente hoje, com os treinos do GP do Bahrein e a primeira corrida agendada para domingo (15.00, Sport TV). Numa pré-época com muitas mudanças a nível de pilotos e diretores, as três principais construtoras não mexeram, esperando-se que tanto a Ferrari como a Mercedes possam dar mais luta à Red Bull e ao campeão Max Verstappen, que persegue o terceiro título consecutivo depois do autêntico passeio no ano passado (15 vitórias em 22 corridas)..Na época mais longa da história da F1 (23 corridas, numa temporada que só vai terminar a 26 de novembro), há a registar três estreias: o campeão de Fórmula E, Nick de Vries, vai correr pela Alpha Tauri, Logan Sergeant juntou-se à Williams e Oscar Piastri à McLaren. Daniel Ricciardo e Mick Schumacher estão fora grelha (vão ser ambos pilotos de reserva) e existe alguma curiosidade em torno da Aston Martin, depois da contratação do veterano Fernando Alonso..Os testes de pré-temporada valem o que valem, mas se significam algo, ficou mais uma vez provado que os Red Bull dificilmente vão dar hipóteses à concorrência - o mexicano Sergio Pérez fez o melhor tempo, à frente de Hamilton, e o carro apresentou uma excelente fiabilidade e consistência. Isto apesar de nas apresentações, os diretores da Ferrari e da Mercedes terem prometido dar luta à Red Bull.."Ficou demonstrado que somos confiáveis, que somos rápidos, que estamos na frente. Acima de tudo, o que nos deixa muito otimistas é que as long runs de Pérez e Max foram claramente mais rápidas", garantiu Helmut Marko, consultor da Red Bull. Já Fred Vasseur, novo chefe da Ferrari, desvalorizou o resultado dos testes: "Não me lembro quem fez a volta mais rápida o ano passado no Bahrein, mas ele não estava na pole position para a corrida. E foi o mesmo há dois anos.".Verstappen parte como grande favorito e está mais motivado do que nunca para se sagrar tricampeão. À partida, terá como maior rival Charles Leclerc, da Ferrari, que no ano passado foi vice-campeão, à frente de Sergio Pérez (pode também dar luta ao neerlandês), colega de equipa de Verstappen na Red Bull. Mas na Ferrari há também Carlos Sainz, que em 2021 terminou à frente de Leclerc..Pelo que se viu nos testes da pré-temporada, o novo SF-23 da Ferrari mantém as mais valias do ano passado, sobretudo a nível da travagem, chassis e desempenho nas curvas lentas. Mas parece ainda longe da Red Bull em termos de velocidade em linha reta..Depois, claro, há Lewis Hamilton, mas aqui tudo dependerá da fiabilidade do novo Mercedes, que no ano passado foi uma desilusão. O britânico, recorde-se, ficou atrás do colega de equipa George Russel na época transata. E muito dificilmente vai conseguir chegar ao oitavo título de campeão do mundo. O novo W14 da Mercedes está mais desenvolvido que o do ano passado, mas segundo os especialistas, ainda não ao nível dos Red Bull e dos Ferrari..Existe também curiosidade em torno da Aston Martin e de Fernando Alonso, que substituiu o recém-aposentado Sebastian Vettel. A equipa evoluiu (foi a segunda melhor nos testes, atrás da Red Bull) e há quem acredite que o espanhol de 41 anos, duas vezes campeão do Mundo (2005 e 2009), possa conseguir alguns pódios..Mas se as previsões baterem certo, este será mais um ano com a assinatura de Verstappen, que pode esta temporada bater o recorde de vitórias e de pódios numa só época. O neerlandês já possui o de vitórias, com 15 no ano passado. O de pódios também é dele, 18 vezes em 2021. Agora, com 23 provas no calendário, o holandês pode superar as suas próprias marcas..Esta temporada há novos regulamentos e modificações nos carros. Desportivamente, uma das principais alterações é o aumento do número de corridas sprint, que se realizam ao sábado e definem as posições da grelha de partida - no ano passado eram três e agora passam a seis (Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Qatar, Estados Unidos e Brasil)..Em termos técnicos, existem também novidades: os carros devem ficar cerca de 15 milímetros mais altos, a borda do difusor foi reforçada e o componente foi levantado, e todos os bólides deverão ter um sensor que mede o porpoising, um problema levantado o ano passado pela Mercedes relacionado com a vibração em certas zonas das pistas. Além disso, por razões de segurança, os espelhos retrovisores serão maiores..nuno.fernandes@dn.pt