A américa e os direitos dos gays

Cinco questões essenciais
Publicado a
Atualizado a

O casamento gay é legal nos EUA?

Desde junho de 2015, sim. O Supremo Tribunal, a mais alta instância judicial do país, declarou o casamento entre pessoas do mesmo sexo um direito nacional. Os 14 estados (dos 50) que as proibiam passaram a ter de aceitar estas uniões.

Que estado foi pioneiro nos direitos dos gays?

Massachusetts, em 2004, foi o primeiro a legalizar os casamentos entre homossexuais. Desde o ano passado, os casais gay passaram também a ter direito à adoção em igualdade de circunstâncias com casais heterossexuais.

Mas isso não acaba com a discriminação?

Claro que não, apesar dos esforços em contrário, como ter acabado no exército com o don"t ask, don"t tell, a política de não querer saber a orientação sexual dos militares. Mas não há uma lei federal que proteja os gays da discriminação.

O que foi a polémica das casas de banho?

Um dos últimos exemplos de discriminação contra a comunidade LGBT nos EUA veio da Carolina do Norte, que queria obrigar os transexuais a usarem a casa de banho corresponde ao sexo que têm no BI e não a daquele com que se identificam.

O que pensam os presidenciáveis disto?

Como bom nova-iorquino (mais liberal do que muitos republicanos), Trump é contra a discriminação dos homossexuais, apesar de ser contra o casamento gay. A democrata Hillary Clinton apoia direitos dos gays e tem o voto da comunidade LGBT.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt