9 de Maio, Dia da Europa, feriado. A proposta do PDE

Fundado em setembro como o mais recente "projeto político de centro, moderado, social liberal, reformista, ecologista e eurofederalista", Partido Democrata Europeu (PDE) lança petição para a criação de um novo feriado na data em que se celebra o Dia da Europa.
Publicado a

A data é simbólica e o que se pretende é que seja recordada todos os anos com a importância que o mais recente "projeto político de centro, moderado, social liberal, reformista, ecologista e eurofederalista" lhe reconhece, entendendo dever ser celebrada como outros grandes marcos da democracia e do país. Com um dia feriado.

Recorde-se que o Dia da Europa já é feriado nacional no Luxemburgo.

O Partido Democrata Europeu, ainda como movimento, lança assim uma petição que tem como objetivo a discussão e a criação de um novo feriado nacional no dia 9 de maio, Dia da Europa. "Tendo em conta a importância da pertença de Portugal à União Europeia, no desenvolvimento do país, na consolidação da democracia, na defesa dos direitos humanos e no bem-estar do povo português, os cidadãos que assinam esta petição propõem a criação do feriado do Dia da Europa a 9 de maio, data da Declaração de Schuman de 1950, considerada o ato fundador de uma futura instituição europeia supranacional", escrevem os signatários e apoiantes do partido liderado por Tiago Matos Gomes.

A par do feriado, a petição lançada pelo PDE propõe "que todos os anos nesta data se realize uma sessão solene na Assembleia da República, dando a possibilidade aos grupos parlamentares, ao presidente da Assembleia da República e ao Presidente da República de expressarem a sua visão sobre a Europa e a pertença de Portugal às instituições europeias". Essa sessão, adianta, teria contornos semelhantes às que celebram o 25 de Abril.

Diário de Notícias
www.dn.pt