5. Melhor Banda Sonora

Em contagem decrescente para a grande noite de entrega dos Óscares continuamos a apresentar as nossas escolhas nas categorias principais. Hoje entramos no campo da música.
Publicado a
Atualizado a

Win Butler e Owen Pallett

("Her - Uma História de Amor")

O realizador Spike Jonze tem uma obra bem mais vasta no domínio dos telediscos que nos espaços do cinema. E na hora de escolher a música para o seu mais recente Her - Uma História de Amor, chamou a si Win Butler (a voz e alma central dos Arcade Fire, grupo para quem o realizador criou os telediscos de The Suburbs e Afterlife) e Owen Pallett. Contando com os restantes elementos do grupo canadiano em estúdio (e servindo-se até de alguns momentos do álbum Reflektor), a música de Her ajuda a definir, sob traços de doce candura, os climas urbanos de um mundo num futuro próximo no qual se projeta esta história de solidão. A música de Steven Price para o belíssimo Gravidade, de Alfonso Cuarón, pode contudo sair da noite de dia 2 com a estatueta na mão.

Ouça a banda sonora do filme:

[youtube:ijCcRWNwieg]

Os Arcade Fire têm neste filme um momento de protagonismo maior, reforçando assim um relacionamento com o mundo do cinema que, ainda recentemente, os juntara a Romain Coppola, que rodara um pequeno filme que acompanhou o lançamento do mais recente álbum do grupo canadiano. A música dos Arcade Fire já tinha antes surgido na banda sonora de séries como 'Sete Palmos de Terra' ou filmes como 'Hunger Games: Os Jogos da Fome'.

Owen Pallett, também canadiano, começou por conhecer visibilidade através de um relacionamento próximo com os Arcade Fire na década passada. Começou depois a editar discos a solo sob a designação Final Fantasy e, depois, passando a usar o seu próprio nome. Nos últimos anos tem colaborado ativamente com muitos músicos assinando arranjos de cordas em discos de nomes como The National, Franz Ferdinand, Pet Shop Boys ou Duran Duran. Já tinha experimentado algumas colaborações no cinema mas esta parceria com Spike Jonze representa o seu mais importante trabalho para o grande ecrã.

Os outros nomeados

A Rapariga que Roubava Livros (John Williams)

Gravidade (Steven Price)

Filomena (Alexandre Desplat)

Ao Encontro de Mr. Banks (Thomas Newman)

Data de 1934 a atribuição do primeiro Óscar para Melhor Banda Sonora Original para "One Night of Love", recebido por Louis Silvers, chefe do departamento de música do estúdio. John Williams, Dimitri Tiomkin ou Alfred Newman são dos nomes mais vezes distinguidos numa categoria que já premiou compositores ilustres como Bernard Herrman, Nino Rota, Aaron Copland ou John Corrigliano. Há um ano venceu Mychael Danna, por "A Vida de Pi".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt