24 horas depois sauditas voltam a bombardear houthis no Iémen

Porta-aviões dos EUA está na região. Cargueiros iranianos estão ao largo das costas iemenitas. Diplomata saudita critica Teerão.
Publicado a
Atualizado a

Menos de 24 horas depois de a Arábia Saudita ter anunciado o fim das operações aéreas contra as milícias houthis no Iémen, os bombardeamentos foram retomados ontem ao mesmo tempo que voltavam a verificar-se combates entre os elementos da rebelião xiita e as forças fiéis ao presidente Abd Rabbo Man- sour Hadi, atualmente exilado em Riade.

As forças dos houthis, xiitas apoiados pelo Irão, que se dizem prontos a negociar desde que cessem totalmente os ataques sauditas, conquistaram ontem uma base militar às forças do presidente Hadi na cidade de Taiz, no Sudoeste do país. Poucas horas depois, as instalações eram bombardeadas por aviões da coligação liderada pela Arábia Saudita. Outros alvos houthis no Sul do Iémen foram igualmente bombardeados ao longo do dia. A Reuters, citando testemunhos de residentes de Áden, noticiava o regresso dos confrontos a esta cidade costeira que é um dos bastiões dos apoiantes de Hadi, ouvindo-se tiros de artilharia, tanques e nutrido fogo de armas automáticas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt