Santos Silva falava aos jornalistas no final de uma visita guiada pelo renovado grande auditório e áreas adjacentes, entre as quais uma sala de ensaios para a orquestra, que não existia, e a modernizada sala do coro, além de outras áreas como uma nova cafetaria e "foyer"..A renovação do grande auditório, em contraciclo com o período atual, como sublinhou Santos Silva, foi "o último grande passo" do plano de renovação do edifício -- salas, auditórios, museu - e jardins, gizado há 15 anos, e que teve um custo global, "aos valores de hoje", de 45 milhões de euros..O responsável máximo da instituição evidenciou regozijo pelo "cumprimento dos prazos" e por "a dimensão financeira não ter tido derrapagens"..Relativamente ao grande auditório, ao espetador habitual destaca-se a canópia, o baldaquino sobre o palco que substitui a anterior que pesava 15 toneladas. A nova canópia em ripas, tal como o desenho da sala, foi construída em madeira de freixo, e é constituída por seis varas técnicas distanciadas em um metro em si, e com uma nova tecnologia de iluminação, com projetores LED..A sala de 1.224 lugares ganhou espaço de circulação, tem uma fila amovível, e lugares específicos para pessoas com dificuldades de mobilidade. As antigas cabinas de tradução são agora um camarote, tendo esta passado para o piso superior ao primeiro balcão, ao lado de outras cabinas técnicas, como a da iluminação e som..A arquiteta Teresa Nunes da Ponte, uma das responsáveis da obra, sublinhou à Lusa que todos os elementos novos "são contemporâneos, não imitando o que existia, mas dentro das linhas e regras do original"..A preservação do ambiente da sala foi "essencial", salientou a arquiteta que afirmou que, nestas obras, "houve uma atitude de humildade perante uma lição de arquitetura", que é todo o edifício..Os novos elevadores respeitaram a estética original, mas, por exemplo, os modernos agora colocados reduzem substancialmente a força de trabalho e o tempo. O funcionamento de um dos monta-cargas necessitava da força de "dez homens" e levava "quatro horas", "atualmente leva cerca de 10 a 15 minutos e necessita de menos de metade dos homens para o utilizarem", explicou a arquiteta. Foi também colocado mais um elevador que vai facilitar as manobras de palco..A renovação envolveu a sala de espetáculos - que se tornou mais versátil e passa a poder receber todos os tipos de performances, menos circo -, o palco, o subpalco, as salas de ensaio da orquestra e do coro, assim como todas as zonas de apoio técnico, que passam a dispor de novas estruturas e infraestruturas completamente adaptadas às atuais legislações europeias em matéria de segurança, qualidade e operacionalidade, explicou Celso Matias, o outro responsável das obras.."Preocupámo-nos em respeitar o projeto inicial pela sua inteligência", disse Celso Matias..Os dois responsáveis afirmaram que "não houve sobressaltos" na obra, e não foi encontrado no projeto original qualquer dificuldade para a execução da renovação..A sala de ensaios da orquestra, que nunca existiu, estava já prevista no projeto original no preciso espaço onde se encontra. ."O facto de haver uma sala de ensaios, com uma acústica muito idêntica à do grande auditório, vai libertar este para outras atividades", disse Santos Silva que, na conversa com os jornalistas, insistiu na vontade de a Fundação se abrir a atividades de outras entidades, "desde que estas se insiram nos grandes objetivos da Gulbenkian"..Esta sala, por outro lado, irá permitir "novos programas" na área dos serviços de Educação, adiantou Santos Silva..Quanto ao grande auditório estuda-se agora a possibilidade de permitir a transmissão digital em tempo real, via Internet, como já acontece no auditório dois da Fundação..Sobre a acústica, Joana Carneiro, que é maestrina assistente da Orquestra Gulbenkian e titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, disse aos jornalistas que os músicos "tiveram uma reação ótima às novas condições" e que "o som parece agora que brilha mais".."Mesmo os naipes do interior da orquestra sentem que projetam melhor o som", contou, acrescentando em seguida: "Sendo ainda cedo para nos apercebermos de tudo, as primeiras impressões são muito positivas"..O grande auditório, até agora vocacionado essencialmente para a música erudita, irá a incluir na sua programação outras áreas musicais e performances, indo a fundação "apostar muito" no cinema, até com parceiros, entre os quais a Cinemateca, adiantou hoje Santos Silva.."O cinema é uma área que queremos desenvolver muito, pois reforça muito a nossa sensibilidade", afirmou.