10 de Junho: Marcelo e Costa despedem-se do Brasil com o Cristo Rei com as cores de Portugal

O Presidente da República e o primeiro-ministro têm hoje no último ponto do programa de comemorações do Dia de Portugal no Brasil, no Rio de Janeiro, o Cristo Rei iluminado com as cores nacionais.
Publicado a
Atualizado a

Tal como aconteceu em São Paulo, com os principais monumentos da cidade iluminados a verde e vermelho, também no Rio de Janeiro o prefeito, Marcelo Crivela, quis homenagear Portugal com a iluminação do Cristo Rei.

No último ponto do programa de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, inauguraram o novo Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

Uma obra anexa ao Palácio de São Clemente feita pela empresa Casais Brasil, que tem sede em Braga, avaliada em 2,5 milhões de euros e que durou 17 meses. O Consulado Geral do Rio de Janeiro, a par do de São Paulo e Luanda, são os que registam maior movimento.

Depois, na receção à comunidade portuguesa, com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, o primeiro-ministro referiu-se à ideia, em prática desde o ano passado, de também se celebrar uma parte do Dia de Portugal fora do território nacional.

"Estamos aqui - Presidente da República, deputados e Governo - juntos com a comunidade portuguesa. É o sinal de que queremos cada vez mais estreitar os laços com a comunidade portuguesa", disse.

António Costa recebeu palmas quando se referiu à nova Lei da Nacionalidade - uma lei proveniente do Governo que irá permitir que netos de portugueses obtenham a nacionalidade.

"Quando vos ouvi aqui a cantar com a mesma emoção os hinos de Portugal e do Brasil mais se reforça a convicção de que o português é uma língua com muitas pátrias", acrescentou o primeiro-ministro, numa alusão ao caráter "universal" do português.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt