'O Aviador' e 'Vera Drake' dominam a noite dos prémios Bafta em Londres

Publicado a
Atualizado a

A Academia Britânica das Artes do Cinema e da Televisão entregou os seus prémios anuais, os Bafta, em Londres, no sábado à noite. O Aviador, de Martin Scorsese, e Vera Drake, de Mike Leigh, foram os principais vencedores da cerimónia, com quatro e três distinções, respectivamente.

O Aviador venceu nas categorias de Melhor Filme, Actriz Secundária (Cate Blanchett), Direcção Artística e Maquilhagem; o filme de Leigh teve os Bafta de Melhor Realização, Actriz (Imelda Staunton) e Guarda-Roupa.

No entanto, o prémio de Melhor Filme Inglês foi para My Summer of Love, de Paul Pavlikovsky, que bateu concorrentes como o próprio Vera Drake, a superproduçãoHarry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (que teve o Prémio do Público), Shaun of the Dead, uma comédia de terror com zombies, e Dead Man's Shoes, um western "traduzido" para Inglaterra.

Jamie Foxx foi considerado Melhor Actor pela sua interpretação de Ray Charles em Ray e Clive Owen teve o Bafta de Actor Secundário em Perto Demais, de Mike Nichols. O Bafta de Melhor Argumento Original foi para O Despertar da Mente, de Michel Gondry, também vencedor na categoria de Montagem, e o de Argumento Adaptado para Sideways, de Alexander Payne.

O filme Diários de Che Guevara, do brasileiro Walter Salles, triunfou nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Banda Sonora. O Prémio Carl Foreman para Melhor Primeiro Filme, que pode ser entregue a um realizador, um produtor ou um argumentista estreantes, foi conquistado por Amma Asante, realizadora e autora do argumento de A Way of Life.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt