"Tudo o que sirva para trazer novos desenvolvimentos de ideias ou novos negócios é sempre algo bom. Estou a cem por cento a favor do programa", confidencia o colecionador de arte e empresário Joe Berardo à Notícias TV sobre aquela que será a grande aposta da SIC na área do entretenimento para o primeiro semestre de 2015. O madeirense, que é um dos mais bem-sucedidos empresários portugueses, esteve, na verdade, perto de ser um dos rostos principais do programa Lago dos Tubarões. "Eles convidaram-me, falaram comigo ainda antes do verão. Eu fui exigente nas condições...", revelou Berardo. No entanto, admite que ele próprio singrou no mundo dos negócios graças a "boas ideias". "Eu não herdei nada de ninguém. Herdei parte do ADN do meu pai e da minha mãe, que foram coisas muito boas, mas tudo o resto que consegui na minha vida foi por apostar em ideias." .Fã do formato norte-americano da ABC Shark Tank, em exibição nos EUA, porque é "mais bem estruturado do que a versão canadiana" Dragon"s Den, que por cá é transmitida pela SIC Radical, Joe Berardo admite que não vai ser um dos rostos do programa da SIC porque "implica muito trabalho. Parece que é fácil mas não é"..A Notícias TV apurou que também quem esteve muito perto de ajudar os portugueses a "pescar" novos negócios foi a conhecida artista plástica Joana Vasconcelos. "Ela estava numa lista que a SIC fez de sete tubarões. No fim, eles só vão escolher cinco mas ela acabou por sair", revela uma fonte próxima da produção do formato, que está a cargo da Endemol. Quem já tem lugar garantido é Mário Ferreira, CEO da Douro Azul, que aceitou o convite de Luís Marques, administrador editorial da Impresa. "Há ideias inovadoras que se perdem por meia dúzia de milhares de euros e alguns podem ter oportunidade de desenvolver um negócio e ficar em Portugal, em vez de emigrar", referiu ao DN, em setembro. .Sandra Correia, CEO da Pelcor, empresa algarvia de cortiça, foi também desejada em Carnaxide, ainda que ouvida pela NTV tenha reagido alegando "essa questão é confidencial"..Shark Tank é "aposta na inovação".Na aposta da SIC, cinco empresários de sucesso vão disponibilizar capital - cada um leva a "jogo" meio milhão de euros -, experiência e redes de contactos para ajudar empreendedores a desenvolver as suas ideias e negócios..Homem de êxito na área da restauração, António Cunha Araújo é, tal como o empresário Joe Berardo, defensor da chegada do Lago dos Tubarões. "Tudo o que seja impulsionar a economia real acabará por trazer riqueza para o país. Se os negócios que nascerem e crescerem com o programa se expandirem lá para fora, cresce também a imagem e notoriedade de Portugal", vinca o advogado e um dos sócios da conhecida cadeia de hambúrgueres H3, que fala à NTV em nome dos restantes responsáveis pela marca, o publicitário Albano Homem de Melo e o especialista imobiliário Miguel Van Uden. Embora não tenha sido convidado pela SIC, António Araújo - que abriu o primeiro restaurante da H3, em 2007, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, tendo hoje mais de 50 e já com o conceito a funcionar em vários países - reconhece que o programa é desafiante para profissionais do tecido empresarial com margem de investimento. "O papel de tubarão faz sentido para empresários com excesso de caixa e que pretendem diversificar os seus investimentos, apostando em negócios e equipas em que acreditem.".Jorge Dias, diretor-geral da Gran Cruz Porto - grupo que vende anualmente cerca de 25 milhões de garrafas de vinhos de Porto, Madeira e Douro e exporta para mais de 50 países -, segue com atenção Dragon"s Den da SIC Radical e, também ele, vê com bons olhos a adaptação do formato para Portugal. "Acho magnífico dar oportunidade e visibilidade a quem quer investir. É estimulante para novos empreendedores e apela à inovação, contribuindo positivamente para a nossa economia", realça o responsável máximo do grupo..Adrian Bridge, CEO da Taylor"s, uma das mais antigas casas de comércio do vinho do Porto, que funciona há mais de três séculos, reforça que o Lago dos Tubarões pode ser o fim do principal problema de quem sonha ter um negócio próprio: falta de dinheiro. "Conseguir financiamento pode ser difícil, esta é uma maneira de elevar o perfil dos novos empreendedores. Em Dragons Den, os investidores não apenas fornecem dinheiro mas também ajudam. Acabam a orientar as pessoas em quem investem. Isso é muito positivo para promover o empreendedorismo em Portugal." .Embora admita que não tem perfil para o papel de "tubarão", António Guedes relata que foi confrontado por dois jovens com uma ideia de negócio. "Tive um caso de dois jovens, de 30 anos, que queriam investir. Eles tinham bom conhecimento e era até uma boa proposta, mas depois esbarram-se nesta cultura portuguesa que é de não correr riscos, e não se investir... Eles tinham ali uma proposta que podia ter sucesso, e nem era na área dos vinhos", recorda o profissional acrescentando que "esses jovens poderiam ter aqui, no Shark Tank, uma oportunidade de alavancar o seu sonho"..Dicas para tubarões e empreendedores.A participação em Lago dos Tubarões pode ditar o início de um negócio com o qual se sonhou toda a vida. Jorge Dias, da Gran Cruz Porto, deixa alguns conselhos aos futuros participantes. "Se estão ali a pedir capital, têm de demonstrar de forma simples e eficiente que conhecem aprofundadamente todos os aspetos do produto ou serviço que estão a pretender promover e que têm vontade e capacidade de trabalho para o desenvolver", afiança o responsável. .Já António Cunha Araújo, da marca H3, considera que devem "defender os seu projetos com convicção e fazerem bem as contas e prepararem-se para as perguntas"..Para António Guedes a confiança perante o grupo de tubarões pode ser determinante. "A maneira como se apresenta o projeto é muito relevante perante quem ouve. Devem estar confiantes no negócio mas também atentos a ouvir críticas." .Sandra Correia, da Pelcor, por sua vez, sublinha que Lago dos Tubarões é uma ótima oportunidade para os empreendedores "aprenderem a executar a ideia". "Eles não têm experiência e ali vão ouvir o que dizem os tubarões." .Espetadora do formato de Dragon"s Den, da SIC Radical, Rosalina Machado, ex-chairwoman da agência de publicidade Ogilvy & Mather, afirma ter uma visão mais crítica à postura dos tubarões. "Tem de existir um equilíbrio. Não se pode dizer não de uma forma humilhante ao criador da ideia. Uma ideia é sempre uma ideia", reforça a empresária cujos negócios pertencem ao ramo imobiliário e metalomecânica, com fábricas em Portugal e no estrangeiro..Fortunato Frederico, presidente do Grupo Kyaia e dono da oitava marca de sapatos mais vendida no mundo, a Fly London, com sede em Guimarães, admite não se identificar com Shark Tank. O empresário, que faz sucesso com o símbolo da mosca, garante que Carnaxide não o desafiou para Lago dos Tubarões: "Não, não fui convidado. Nesse tipo de programa não participaria. Esse programa não me cativa.".A Notícias TV tentou ouvir ainda o comendador Rui Nabeiro, proprietário do grupo Delta Cafés, mas sem sucesso.