"Ganhei 20 mil euros! Sou feliz e estou fora de controlo"

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vendedora Herbalife. O que é preciso para ser "distribuidora independente" (o nome que na organização dão às vendedoras) de um dos produtos de bem-estar mais vendidos em tudo o mundo? Como se organiza a multinacional que tem 30 milhões de clientes e um milhão de vendedores em 65 países? Pagámos 25 euros para obter a resposta a estas e outras questões. "Quer perder peso agora? Pergunte-me como..."

Música alta, um palco e autógrafos. Não estou num concerto, mas no STS (sistema de treino de sucesso) da Herbalife. Domingo, 10.00, e as cerca de 200 pessoas presentes na sala de um hotel de Lisboa não demonstram qualquer sinal de sonolência, enquanto dançam ao som de Madonna e Shakira.

Mas, como vim parar a uma sessão que dá a conhecer o negócio Herbalife a todos os consumidores que querem ser também distribuidores?

A entrada nestes encontros é feita através do convite directo de algum distribuidor dos produtos da marca. Como não tinha nenhuma indicação, tive de inventar a história de que alguém de outra zona do País me tinha informado deste STS.

Consegui convencer um elemento da organização que me vendeu o bilhete (25 euros) para o evento que me iria dar a resposta que procurava: Como ser distribuidora independente Herbalife.

O primeiro impacto é bastante positivo. Ainda não sei como posso ganhar uns euros extra no final do mês, mas a visão de pessoas bem dispostas e com ar saudável é aliciante. Entro na sala acompanhada por quem me vendeu o bilhete e que me apresenta aos elementos da sua equipa. Na Herbalife todos fazem parte de uma equipa, composta por elementos dos vários graus da instituição. Mas isso só saberei mais à frente.

Os meus novos amigos estão encarregues de esclarecer todas as minhas dúvidas e acompanhar-me ao longo do dia. A primeira coisa que me perguntam é como fui ali parar, uma informação importante, porque todos chegam acompanhados ou indicados por alguém que já conhece a empresa.

Também dá para engordar

De seguida, querem saber se tomo Herbalife. A resposta é 'não' e reconheço que a única coisa que sei é que os produtos fazem emagrecer. Errado. A marca tem vários programas: para emagrecer, engordar ou manter a boa forma. Além disso, tem produtos de beleza.

A rapariga ao meu lado começou a tomar os produtos Herbalife para engordar. Pesava 45 quilos e dizia-se uma magra estranha, porque tinha celulite e 'barriga'. Meio ano depois já engordou e garante que resolveu os seus problemas estéticos. O marido também toma os produtos, mas este pesava 150 quilos. Atendendo ao meu aspecto, aconselham-se a manter o peso. Desta forma, apenas devo substituir o pequeno-almoço por um batido e tomar os suplementos recomendados.

Ao lado do marido que pesava 150 quilos está um novato, como eu. Veio com vontade de ganhar dinheiro facilmente. Todos garantem que vamos conseguir. Eles conseguem.

Mas voltando ao STS. Os apresentadores, eles próprios distribuidores, vão conduzindo o espectáculo, enquanto tentam manter a plateia atenta e alegre. Pelo palco vão passando diversos casos de distribuidores, que mostram o que é a Herbalife e como funciona, enquanto contam a sua história.

Cada interveniente é chamado ao palco com grande entusiasmo e como se fosse uma celebridade. A sua entrada em palco é acompanhada por música, a plateia de pé a bater palmas e os membros da sua equipa de vendas pedem-lhes autógrafos.

Antes das apresentações começarem dão-me um bloco e uma caneta para que possa tirar notas e apontar todas as dúvidas que quero ver esclarecidas nos intervalos. Com a primeira apresentação fico a conhecer a empresa. No final, o convidado declara: "Tomo Herbalife há três anos, no último mês ganhei 20 mil euros, sou feliz e estou fora de controlo!".

Susana perdeu 12 quilos

A Herbalife, presente em 65 países, tem 30 milhões de clientes e os seus produtos são legalmente reconhecidos como alimento. Fica dado o alerta que não curam doenças, pois não são medicamentos. A apresentação continua e fico a saber que "os vendedores da Herbalife ganham mais do que presidentes de empresas", ora aí está uma informação agradável.

O negócio que pretendo iniciar não só promete benefícios ao nível da saúde e bem-estar como da saúde financeira. Em todo o mundo, existe mais de um milhão de distribuidores, e os lucros da empresa ultrapassaram, em 2007, o PIB (Produto Interno Bruto) dos principais países europeus.

Por esta hora os ânimos da sala estão mais calmos e como na Herbalife todos se querem "Fora de Controlo" - expressão utilizada para definir os consumidores e distribuidores dos produtos que alcançam o sucesso - a dupla de apresentadores convida-nos a tomar um chá da marca. É o momento para aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento da estrutura.

Conheço mais pessoas e a primeira impressão é de que todas encontraram o que procuravam. Susana (nome fictício) está radiante, diz que em dois meses já perdeu 12 quilos e recuperou a auto-estima, entretanto também se tornou distribuidora e o trabalho começa já a dar frutos. Oferece-se para ser minha patrocinadora.

Todos muito simpáticos

Cada novo elemento da Herbalife entra através de alguém, o seu Patrocinador, ou seja, a pessoa responsável pela nossa aprendizagem e quem recebe uma parte pelas nossas vendas. A conversa é regada com um chá que dá energia a todos.

A simpatia é a característica dominante das pessoas que me abordam. Todos querem contar a sua história e trazem fotografias que comprovam as mudanças físicas que a Herbalife ajudou a atingir. António (nome fictício) conta com um brilho nos olhos: "era construtor de casas e agora reconstruo corpos".

Um ponto é comum a todas as histórias: a desconfiança inicial perante as promessas de sucesso que a marca promete. Mas, arriscaram e nenhum se arrepende, aliás arrependem-se de não terem começado mais cedo.

O tempo de pausa termina e somos encaminhados de regresso à sala da formação. Olhando em redor dá para perceber que o chá, a conversa e a ida à casa de banho animaram os presentes. O espaço é novamente inundado de música com um volume acima da média. Os condutores da cerimónia lançam um desafio: "Vamos ensaiar uma coreografia", aparentemente realizada nos encontros internacionais. Com naturalidade, todos se levantam e vê-se que não existe diferença no ritmo e no entusiasmo. Dos mais novos aos mais velhos, todos se divertem.

Após esta entrada na "sala de trabalho", mais algumas pessoas são convidadas para subir ao palco e dar a conhecer a sua experiência Herbalife, ao mesmo tempo que explicam mais uma vertente do negócio. Vou ficar a conhecer os produtos que devo consumir e vender.

As áreas de negócio são duas: a nutrição interior e a nutrição exterior. Dizem-me que para ter sucesso, antes de vender, devo consumir os produtos, para que as pessoas, vendo o meu aspecto radiante e saudável, me perguntem como podem ficar assim, e lhes possa falar da Herbalife. Com mais algum conhecimento dos produtos que me vão fazer ganhar dinheiro, e com mais histórias de sucesso, saio para o almoço ainda sem saber como vou ganhar dinheiro e de quanto preciso de gastar para começar o meu negócio.

Dois batidos e uma maçã

O almoço é uma refeição Herbalife. Pela sala estão dispostas algumas mesas com copos de batidos da marca, chá e fruta. A minha companhia aconselha-me a beber o batido de frutos tropicais, que se revelou uma boa escolha. Depois, descobre o seu preferido, biscoito e nata, e convida-me a provar. Diz-me que tenho de experimentar todos para descobrir o meu sabor preferido. Termino a minha refeição "líquida" comendo uma maçã para não estranhar não ter mastigado nada ao longo do dia. À volta dos batidos, a conversa é sempre como chegámos à Herbalife e as suas vantagens. "Não tomamos apenas Herbalife, é mais do que isso. A Herbalife está em nós e nós estamos na Herbalife", partilha Susana visivelmente emocionada.

Susana começa agora a ver que o seu objectivo está a ser cumprido e fala apaixonadamente dos produtos que lhe deram aquilo que há muito procurava. "É assim, temos que consumir e sentirmo-nos bem para conseguirmos passar este brilho nos olhos a quem vendemos", afirma um homem que escuta atentamente Susana.

Com a hora de almoço quase a terminar vou à casa de banho. Aqui as conversas não são diferentes de todas as que presenciei até ao momento. Há quanto tempo se toma Herbalife, quanto se emagreceu, os tratamentos falhados e como agora as coisas estão bem encaminhadas para o sucesso. Para não falar da oportunidade de negócio que a empresa lhes proporcionou.

A tarde é exclusivamente dedicada a explicar aos recém-chegados, cerca de dez pessoas, como poderiam ganhar dinheiro através da Herbalife. O primeiro passo é tornarmo-nos distribuidores, comprando um Kit ou Pacote de Negócio Internacional, o que permite vender não só em Portugal, mas em todos os países onde a Herbalife está presente.

Para entrar no mundo Herbalife tenho que arranjar um patrocinador e desembolsar 117 euros para comprar o Kit. Lá dentro tenho tudo o que preciso para começar a tomá-los, as tabelas de preços e os manuais com as regras de funcionamento do negócio.

"One World, One Dream"

Neste momento, descubro também que existem diversos escalões dentro da estrutura da empresa. Na base, estão os distribuidores, cargo que ocuparei imediatamente desde que me inscreva e faça qualquer encomenda. Como regalia tenho um desconto mínimo de 25% por cada encomenda. Depois seguem-se os lugares de Supervisor, Equipa Mundial, GET (Global Expansion Team), Equipa de Milionários e Equipa de Presidentes.

A primeira dica é a de que devo tornar-me supervisora rapidamente para começar a ganhar mais dinheiro e conseguir um desconto fixo de 50%. Como chego lá? Investindo 4 000 euros em produtos. Depois, é só manter-me activa na empresa que o primeiro degrau está conquistado. Apesar dos incentivos, não compro o Kit logo neste dia. Apesar de ver pessoas afirmar que conseguem lucros de 20, 30, 40, 50 mil euros por mês.

Com o dia quase a terminar, aguardava-me mais uma dança. Desta vez é "One World, One Dream", a música da Herbalife, mas antes tivemos direito a uma sessão de massagens que recebemos e fizemos aos colegas ao nosso lado na fila. Pelo meio, muitos discursos animados, cheios de piadas como o facto de no início todos encararem estes encontros como reuniões de uma seita.|

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