Para assinalar Dia Mundial do Sorriso “Hora do Conto” vai inspirar os mais novos
Fazer sorrir e inspirar é o objetivo das histórias infantis criadas no âmbito da iniciativa que pretende transmitir às crianças de modo leve e divertido ensinamentos sobre saúde. Os contos imaginados e escritos pelo talento e dedicação dos colaboradores da empresa farmacêutica, alguns com o apoio de serviços hospitalares e de sociedades científicas serão lidos em hospitais, escolas e centros de apoio da Cruz Vermelha em 11 distritos do Continente e Madeira.
A Associação de Empresários pela Inclusão (EPIS), uma organização que combate o abandono e insucesso escolar e a Associação Nuvem Vitória, que se dedica a contar histórias a crianças em hospitais ou outras instituições, são parceiros da iniciativa.
"Aproveitamos o Dia Mundial do Sorriso porque conhecemos bem o poder de um sorriso e é isso que desejamos com esta iniciativa: que as crianças possam sorrir e sentirem-se bem”, explica Vanessa Jacinto, Head of Market Access & Public Affairs da Boehringer Ingelheim Portugal para apresentar a “Hora do Conto”. "Promover a literacia em saúde é um compromisso que levamos muito a sério. Queremos proporcionar um momento de alegria, aprendizagem e afeto para as crianças hospitalizadas ou em consultas/exames, nas escolas e em centros de apoio, além de celebrar a importância do sorriso na nossa vida. As histórias inspiram as crianças a adotarem hábitos saudáveis desde cedo", acrescenta para sublinhar que a responsabilidade social é um pilar fundamental da cultura. “Queremos contribuir para gerações futuras informadas, para que possam ter cada vez mais uma voz ativa, e a leitura de contos é uma excelente forma de passar mensagens importantes às crianças”.
“Acreditamos que a leitura é uma ferramenta poderosa para transmitir valores, promover hábitos saudáveis, despertar a imaginação das crianças e, acima de tudo, humanizar os cuidados de saúde”
Projeto de cariz social associa histórias à aprendizagem
O projeto Inspiring Stories da Boehringer Ingelheim onde está inserida a “Hora do Conto” nasceu do desejo de tocar e dar algum conforto aos corações das crianças institucionalizadas impedidas de ter a companhia de um narrador de histórias durante a pandemia COVID-19. Com objetivo de contribuir para uma educação que fortaleça simultaneamente laços entre a comunidade e os profissionais de saúde, a iniciativa começou com cinco contos infantis em formato de vídeo que se transformaram numa pequena coleção de livros que abordam temas relacionados com a saúde. Madalena na Nefrologia, Tomás na Endocrinologia e Piruças no Hospital Veterinário são exemplares já de uma segunda coleção, desta vez com a colaboração de serviços hospitalares por também acharmos importante dar voz e mostrar o trabalho fantástico que as equipas nos hospitais fazem.
“Através do projeto BI Inspiring Stories, desenvolvemos ações que visam contribuir para uma sociedade mais informada e participativa, com foco especial na educação e saúde das crianças. Acreditamos que a leitura é uma ferramenta poderosa para transmitir valores, promover hábitos saudáveis, despertar a imaginação das crianças e, acima de tudo, humanizar os cuidados de saúde”, conclui Vanessa Jacinto da Boehringer Ingelheim Portugal.
Todo o país será tocado pela Hora do Conto
A atividade programada para 3 de outubro foi bem acolhida de norte a sul e nas regiões insulares em hospitais, escolas e centros de apoio da Cruz Vermelha Portuguesa, instituições onde o sorriso será valorizado na véspera do Dia Mundial.
Para além dos mais de 40 colaboradores da Boehringer Ingelheim vão estar também os parceiros da Associação Empresários pela Inclusão (EPIS), uma parceria já de longa data, e outros voluntários de algumas sociedades científicas e da OM.
Locais onde a Hora do Conto vai marcar presença: