Oficial: Sérgio Conceição renova pelo FC Porto
FC Porto

Oficial: Sérgio Conceição renova pelo FC Porto

Os dragões não avançaram qual a duração do novo vínculo, mas Pinto da Costa havia informado que seria válido até 2028.
Publicado a
Atualizado a

O FC Porto anunciou esta quinta-feira a renovação de contrato do treinador Sérgio Conceição.

Os dragões não avançaram qual a duração do novo vínculo, mas Pinto da Costa havia informado que seria válido até 2028.



Desde que assumiu o comando técnico dos dragões, Conceição já conquistou três campeonatoss, três Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga. 

Esta renovação acontece a três dias de o presidente portista concorrer a um 16.º mandato seguido nas eleições do vice-campeão nacional de futebol.

"Faço-o com toda a tranquilidade, até porque a outra lista [encabeçada por André Villas-Boas] tem dito sempre que, se ganhar, a primeira coisa que fará é juntar-se com Sérgio Conceição e querer que ele fique. Da nossa parte, estamos a facilitar o trabalho", atirou na quarta-feira.

Recordista de jogos, vitórias e conquistas no comando do FC Porto, que já orienta desde 2017/18, o treinador, de 49 anos, sagrou-se campeão nacional em 2017/18, 2019/20 e 2021/22 e renovou pela última vez há três anos, estando ligado aos dragões até junho.

Pinto da Costa não confirmou na quarta-feira a existência de uma alegada cláusula no novo vínculo, que permitiria ao técnico deixar o clube a custo zero em caso de derrota eleitoral do dirigente.

"O Sérgio Conceição pode sempre sair, já que os contratos têm a possibilidade de serem rescindidos. Agora, vamos formalizar um contrato de quatro anos, porque acho que ele é importantíssimo para o projeto que eu tenho de voltar às grandes lides europeias", frisou.

Sérgio Conceição tinha sido contratado por Pinto da Costa para suceder a Nuno Espírito Santo no verão de 2017, voltando ao clube no qual acabou a sua formação como jogador e conquistou cinco troféus em duas passagens pela equipa principal (1996-1998 e 2004).

"Todos os contratos podem ser rescindidos. Agora, não me passa pela cabeça que, seja quem vencer as eleições, não queira Sérgio Conceição. Sobretudo, a lista B, que se tem fartado de dizer que a primeira coisa que faria era sentar-se com ele para resolver o assunto. Está resolvido. Depois, naturalmente, o Sérgio terá uma palavra a dizer sobre o futuro dele. Espero que continue, uma vez que é fundamental no nosso projeto", insistiu.

As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).

O ato eleitoral decorrerá no sábado, entre as 09:00 e as 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, numa altura em que Pinto da Costa está a cumprir o 15.º mandato seguido, desde 1982, e detém o estatuto de dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.

Conceição descarta estar "agarrado" ao cargo

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, descartou estar "agarrado" ao cargo, instantes depois de ter sido anunciada a sua renovação contratual com os vice-campeões nacionais de futebol por mais quatro épocas, até junho de 2028.

"Compreendo o momento da vida associativa do nosso clube. Por isso, deverei dizer que não estou agarrado ao lugar, porque não basta ter contrato para estar no FC Porto e isso vale para todos", observou o técnico, em declarações reproduzidas pelo Porto Canal.

"Agradeço a confiança ao presidente, que, com certeza, não me propôs a renovação pela relação forte que temos a nível pessoal, mas pelo sucesso desportivo. Vencemos muitos títulos e, nos últimos quatro anos, temos os mesmos seis êxitos do que os rivais", reagiu.

"Sempre estive onde queria estar. Este é o clube do meu coração. Há imensa gente que gosta do FC Porto, mas não o pode servir de qualquer forma. Como eu o posso fazer e tenho essa competência reconhecida pelo presidente e traduzida em títulos, continuarei com a mesma paixão a representar este clube da melhor maneira e a ganhar", apontou.

A única chance de o FC Porto evitar uma inédita época em 'branco' sob alçada de Sérgio Conceição passa pela final da Taça de Portugal, em 26 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, com os vencedores das últimas duas edições da prova a defrontarem o Sporting.

"Pode parecer estranho que só se tenha feito isto hoje, mas queríamos que fosse quando estivéssemos na final da Taça de Portugal e com as posições definidas [na I Liga]. Se a minha lista vencer, tenho concretizada uma necessidade primária, que é ter a garantia de que o futebol terá sucesso. Se não ganhar, os outros têm a vida facilitada, porque já não precisam de se sentar com ele e podem conversar por telefone", reiterou Pinto da Costa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt