Há uma nova moda culinária em Moscovo: hambúrgueres de roedor

O chef do Krasnodar Bistro garante que são animais limpos, herbívoros, que "lavam toda a comida", e ricos em ómega 3
Publicado a
Atualizado a

Um restaurante de Moscovo lançou uma nova moda culinária que está a pegar na capital russa: hambúrgueres e outros pratos de roedor, mais especificamente de Myocastor coypus, ou ratão-do-banhado, como se diz no Brasil.

O chef do Krasnodar Bistro garante que são animais limpos, herbívoros, que "lavam toda a comida", e ricos em ómega 3. Diz ainda, em declarações ao jornal The Guardian, que a carne é macia e saborosa, com um gosto que fica entre o peru e o porco. Um hambúrguer custa cerca de oito euros.

Para parte dos russos, comer a carne deste roedor não é uma novidade: nos anos 1990, quando o país enfrentou grandes dificuldades na transição de regime, o pelo do animal era usado para fazer casacos em vez de raposa ou vison e, perante a necessidade de criar largos número de animais, a sua carne começou também a ser consumida.

O chef Takhir Kholikberdiev, de 35 anos, recorda-se desta altura e diz que todas as aldeias na região de Krasnodar, de onde é natural, consumiam carne deste roedor. Agora, trouxe a ideia para Moscovo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt