Galas das 7 Maravilhas vão percorrer as aldeias de norte a sul do país

As sete aldeias eleitas são conhecidas a 3 de setembro, no Piódão

São sete eventos transmitidos aos domingos pela RTP, nos quais vão ser conhecidas as duas aldeias finalistas de cada categoria. Maravilhas são reveladas a 3 de setembro

"Este é o ano das aldeias, de se encontrar novas oportunidades e de se olhar para as aldeias e para o território de outra forma", diz Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas, iniciativa que vai percorrer o país com um roadshow, que começa em Santa Clara-a-Velha e termina na aldeia do Piódão, em Arganil. Em cada uma das sete galas eliminatórias serão conhecidas as duas aldeias de cada categoria que vão disputar a final.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal - Aldeias e a RTP, televisão oficial, revelaram ontem o calendário e os locais das galas dedicadas às 49 aldeias pré-finalistas. "Vão sete aldeias a concurso em cada gala, para serem eleitas duas em direto, que vão para a finalíssima", explica ao DN Luís Segadães. Além disso, adianta, há "um show, uma mescla de momentos artísticos com componente de vídeo", que permitirá "ver as aldeias como nunca as vimos". São peças de três minutos gravadas no último mês e meio nas 49 aldeias.

Depois do património histórico, da natureza, da gastronomia, das praias e das construções portuguesas edificadas além-fronteiras, o foco das 7 Maravilhas são agora as aldeias. "Existem redes que promovem as aldeias, mas desde 1938, quando o Estado Novo organizou o concurso para encontrar a aldeia mais portuguesa de Portugal, que não existia nenhuma iniciativa com o foco nas aldeias", sublinha o presidente, destacando que o concurso promove " os grandes valores da identidade nacional".

Todas as galas são emitidas em direto pela RTP, aos domingos, durante cerca de duas horas. A primeira, que é dedicada às Aldeias Ribeirinhas, acontece no dia 9 de julho, em Santa Clara-a-Velha. Segue-se Paderne, a 16 de julho, com as Aldeias Rurais, e Azenhas do Mar, no dia 23, com as Aldeias de Mar. A gala das Aldeias Remotas está marcada para o dia 30, em Branda da Aveleira, e a das Aldeias Autênticas acontece em Podence, no dia 6 de agosto. Monsanto recebe a gala das Aldeias Monumento, a 13 de agosto, e Porto Martins, na ilha Terceira, a gala das Aldeias em Áreas Protegidas, a 20 de agosto.

No dia 27 de agosto, a RTP emite um best-of das 14 finalistas e começa uma semana de votações. A declaração oficial das 7 Maravilhas de Portugal( R ) - Aldeias está marcada para o dia 3 de setembro, em Piódão. Ricardo Pereira Alves, presidente da Câmara Municipal de Arganil, diz que é "com orgulho" que abrem as portas da aldeia à iniciativa. "O Piódão é uma aldeia que não deixa quem a visita indiferente. É uma aldeia peculiar, única, singular, que nos apaixona logo à chegada, sem ainda termos pisado o seu chão de xisto", refere.

Daniel Deusdado, diretor da RTP 1 e RTP Internacional, diz que este é um evento com o ADN da RTP. "Trata-se de levar a televisão ao país luminoso e recôndito que se esconde sobre uma das palavras mais bonitas da nossa história - as aldeias - a que todos, de uma maneira ou de outra, pertencemos. Transmiti-las para todo o mundo através da RTP 1, da RTP Internacional e RTP Play faz-nos sentir que estamos a cumprir a nossa missão da forma mais bela possível."

No decorrer das galas vão atuar artistas como António Zambujo, Áurea, Luísa Sobral, Mariza Liz, Os Azeitonas, Raquel Tavares, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz e Tatanka.

Relacionadas

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

  • no dn.pt
  • Sociedade
Pub
Pub