Costa envia carta a Tsipras: Portugal pronto para acolher mais refugiados
O primeiro-ministro português enviou uma carta ao seu homólogo grego, Alexis Tsipras, em que se oferece para acolher milhares de refugiados, avança um jornal grego. Segundo o Ekathimerini, na edição online, a carta indica que Portugal pode receber 2800 refugiados requentes de asilo, inicialmente, e mais 2500 a 3000 numa segunda fase.
Na missiva, Costa afirma que os números não vão fazer diferença na atual crise grega, mas que é uma questão de solidariedade e de mostrar o apoio do país à Grécia. Fonte do governo português explicou entretanto que forem enviadas "cartas para vários Estados pressionados pela questão dos refugiados, nomeadamente Grécia, Itália, Áustria e Suécia". E acrescentou que o "assunto já tinha sido abordado pelo primeiro-ministro na visita a Berlim nos termos que agora estão nas cartas". As missivas terão sido enviadas "esta semana".
Segundo dados da agência das Nações Unidas para os refugiados (UNHCR), desde o início do ano chegaram à Grécia mais de 88 mil pessoas, a somar às 856 mil que chegaram no ano passado. Ou seja, todos os dias chegam à Grécia cerca de dois mil refugiados e migrantes, a maioria vinda da Síria, segundo dados do International Rescue Committee.
[artigo:4998459]
Costa também ofereceu apoio à Alemanha para acolher os refugiados, numa reunião com Angela Merkel no início do mês, disponibilizando lugar nas universidades e politécnicos.
[artigo:5022780]
Bruxelas