Cavaco Silva: "Eu estive cinco meses em gestão"

Presidente mostra que não tem pressa para dar posse a novo governo e aconselha jornalistas a olharem para a história
Publicado a
Atualizado a

O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se hoje imune às pressões para que apresse a indigitação de um novo primeiro-ministro, dando um "conselho" aos jornalistas de olharem para história e lembrando: "Eu estive cinco meses em gestão quando era primeiro-ministro".

Cavaco Silva, que falava na Ribeira Brava, na Madeira, à margem de uma visita à empresa ACIN, aconselhou então os jornalistas a irem ver quanto tempo levaram e como agiram os chefes de Estado em outras duas circunstâncias similares em 2011 (com José Sócrates) e 1987, quando o próprio esteve num governo de gestão. Ora, se tal calendário se repetisse e Passos tivesse essa longevidade em gestão, o Presidente nunca daria posse a Costa, deixando a decisão para o próximo chefe de Estado.

O Presidente da República deu assim a entender que não tem pressa para decidir e garantiu que "a cada passo" que der, irá "informar os portugueses", sugerindo mesmo que vão seguindo "a página da Presidência da República". Cavaco Silva lembrou que está neste momento numa fase de "recolher o máximo de informação, junto daqueles que conhecem a realidade social, económica e financeira portuguesa para darem indicações ao poder político português, qualquer um que ele seja, quanto às linhas que permitam manter uma trajetória de crescimento económico, de criação de emprego e de acesso das empresas, do Estado e dos bancos ao sistema de financiamento". O Presidente da República diz saber "muito bem, mas muito bem o que aconteceu em Portugal quando as orientações adequadas não foram cumpridas".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt