Pausa nos ataques a Aleppo "positiva" mas "não suficientemente longa"

As forças militares russas e sírias vão suspender na quinta-feira os bombardeamentos em Aleppo durante oito horas, no âmbito de uma "pausa humanitária"
Publicado a
Atualizado a

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, considerou "positiva" a pausa de oito horas nos bombardeamentos a Aleppo proposta pela Rússia, mas não suficientemente longa para garantir entrega de ajuda mais urgente à cidade síria cercada.

É necessário, indicou, "uma pausa mais longa para fazer entrar os camiões" que transportam ajuda humanitária para a parte leste da cidade, em poder dos rebeldes. Este setor acolhe 250.000 civis e tem sido bombardeado quase ininterruptamente desde o final de setembro pela aviação síria e russa.

"Qualquer pausa nas hostilidades é positiva para a população (...) mas necessitamos de mais tempo para pôr em funcionamento a máquina humanitária", acrescentou Dujarric ao recordar que a ONU solicitava pausas de pelo menos 24 horas.

Moscovo anunciou que as forças militares russas e sírias vão suspender na quinta-feira os bombardeamentos em Aleppo (norte da Síria) e durante oito horas, no âmbito de uma "pausa humanitária".

Esta interrupção nas hostilidades será aplicada na quinta-feira entre as 08:00 e as 16:00 locais, indicou o exército russo. Serão estabelecidos corredores humanitários para evacuar os civis, designadamente os feridos, e "assegurar a retirada dos rebeldes armados".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt