Bilionário chinês que subornou ex-líder político morreu na prisão

Xu começou a sua fortuna a vender camarões, antes de fundar o Shide Group no início dos anos de 1990
Publicado a
Atualizado a

O bilionário chinês Xu Ming, que subornou com milhões Bo Xilai, o antigo membro do Politburo do Partido Comunista da China (PCC), morreu na prisão, informou esta segunda-feira a imprensa oficial chinesa.

Xu, de 44 anos, foi vítima de um "súbito ataque cardíaco", escreveu a agência noticiosa oficial Xinhua.

O fundador do conglomerado Shide Group e antigo presidente do clube de futebol chinês Dalian Shide desempenhou, alegadamente, um papel central no maior escândalo político da China nos últimos anos.

Ex-líder do maior município do país, Bo Xilai foi condenado, em 2013, a prisão perpétua por corrupção, desvio de fundos e abuso de poder.

[artigo:3385635]

Filho do antigo vice-primeiro-ministro Bo Yibo, Bo Xilai, 66 anos, foi acusado de ter aceitado quase 3,5 milhões de dólares (3,2 milhões de euros) em subornos de Xu.

A mulher foi, entretanto, condenada a pena de morte suspensa por homicídio de um empresário britânico.

[artigo:3384021]

Xu começou a sua fortuna a vender camarões, antes de fundar o Shide Group no início dos anos de 1990, que se expandiu mais tarde para um conglomerado com interesses desde o setor da construção à petroquímica.

Os seus laços à família de Bo ajudaram, alegadamente, a expandir o seu império e a acumular uma fortuna pessoal superior a mil milhões de dólares.

A libertação de Xu estava prevista para 2016.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt