Região de Coimbra investe 4,5 ME na modernização dos serviços municipais

Os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vão investir 4,5 milhões de euros num projeto de modernização dos serviços com recurso às tecnologias de informação, foi hoje anunciado.

A concretização do empreendimento passa pela aquisição de 'software' e 'hardware', e pela "agregação dos esforços e ações desenvolvidas numa única plataforma intermunicipal de acesso simplificado direcionado para cidadãos e empresas", segundo a CIM.

"Havia níveis distintos de apetrechamento tecnológico dos nossos municípios", disse hoje o presidente da CIM, João Ataíde das Neves.

Em conferência de imprensa, na sede da Comunidade Intermunicipal, em Coimbra, João Ataíde das Neves realçou a importância de cada câmara municipal "poder aceder aos projetos" através de uma plataforma que também servirá as empresas e os cidadãos em geral.

O autarca, presidente da Câmara da Figueira da Foz, salientou que 19 municípios terão "uma informação mais integrada no domínio da administração pública", ideia que foi corroborada pelos homólogos de Oliveira do Hospital e Arganil, José Carlos Alexandrino e Ricardo Alves, respetivamente.

Ao apresentar o projeto "Região de Coimbra 2.X", o secretário executivo da CIM, Jorge Brito, disse que a iniciativa se inscreve na "estratégia de modernização" da administração pública e beneficia de um financiamento comunitário superior a 3,5 milhões de euros, através do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional (FEDER).

"Haverá uma informação mais célere do ponto de vista do tratamento administrativo", acrescentou.

O projeto visa afirmar o território e desenvolver "condições que aumentem a sua competitividade e atratividade, tanto para particulares como para empresas".

A normalização e "otimização da oferta de serviços, procedimentos e recursos associados, promovendo a sua qualidade e adequação às necessidades dos utilizadores", é outro dos objetivos.

Além de "estimular a literacia digital" da população, a CIM pretende promover "maior coesão territorial e inclusão social no seio da região, nivelando e normalizando a oferta de serviços disponibilizada" aos seus 19 municípios, 17 dos quais no distrito de Coimbra, a que se juntam a Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).

Últimas notícias

Conteúdo Patrocinado

Mais popular

Pub
Pub