Pedrógão Grande: Autoridades são-tomenses expressam condolências ao governo português e família das vítimas

O presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, expressou hoje um "sentimento de pesar ao povo português e em particular as famílias enlutadas" pelo "trágico acontecimento" com o incêndio que provocou dezenas de vítimas mortais.
Publicado a
Atualizado a

"Foi um fim de semana bastante triste pela ocorrência em Portugal de uma grande tragédia provocada por um incêndio que causou várias mortes", disse o chefe de estado em declaração aos jornalistas.

"Solidarizamo-nos com o povo português e gostaria de expressar os nossos votos de condolência ao povo português e, fundamentalmente, às família das vítimas e dizer que em nome do povo são-tomense e em meu nome próprio estamos solidários com o governo português, esperando que tudo seja feito para rapidamente terminar essa tragédia", disse Evaristo Carvalho.

O Governo são-tomense também apresentou condolências ao Governo numa mensagem transmitida pelo ministro são-tomense dos negócios estrangeiros e comunidades, Urbino Botelho que em nome assinou esta tarde o livro de condolências na embaixada de Portugal.

"Acabei de assinar o livro de condolências em nome do governo são-tomense", disse Urbino Botelho.

"Queríamos manifestar o nosso pesar e o sentimento de profunda solidariedade para com o povo da república portuguesa, nesta hora de dor e de luto", explicou o ministro dos negócios e Estrangeiros e comunidade são-tomense.

Dezena de milhar de cidadãos são-tomense vivem em Portugal e o chefe da diplomacia são-tomense garantiu não haver concidadãos seus entre as vítimas deste incêndio.

Entretanto, numa declaração a imprensa o partido Ação Democrática Independente (ADI) expressou também ao povo português em particular e os familiares das vítimas em particular o sentimento de pesar pelo trágico acontecimento.

O fogo, que deflagrou às 13:43 de sábado, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, alastrou depois aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, e entrou também no distrito de Castelo Branco, pelo concelho da Sertã.

O último balanço dá conta de 64 mortos e 135 feridos. Há ainda dezenas de deslocados, estando por calcular o número de casas e viaturas destruídas. Além de Pedrógão Grande, existem quatro grandes fogos a lavrar nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt