Novas eleições? Há quem apele a que não aconteçam

Nuno Vinha

"Gostava de fazer um apelo ao senhor Presidente da República e o apelo é que o senhor Presidente da República possa fazer uma última tentativa, um último esforço, para evitar eleições, para garantir a estabilidade", disse o social-democrata Luís Marques Mendes, candidato a Presidente.

Marques Mendes é candidato a Belém | Foto: Pedro Granadeiro / Global Imagens

“Como tentei explicar ao longo destas semanas, falando na estabilidade, o principal interessado na solução é o Presidente”, disse Marcelo Rebelo de Sousa ao DN. O Chefe do Estado adiantou que “tudo tem feito e tudo fará”, dentro das suas competências constitucionais, para evitar um cenário de crise política.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa | JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

"As pessoas, obviamente, estão chocadas com o momento que estamos a viver no país em termos políticos. [...] eu estou chocado com esta possibilidade de voltar a ter eleições. Não faz sentido nenhum para as pessoas", declarou o social-democrata Carlos Moedas. "O país não quer ir a eleições", sublinhou o autarca Lisboa.

Carlos Moedas. | Rita Chantre / Global Imagens

O antigo secretário-geral do PS António José Seguro defendeu hoje o restabelecimento dos canais de diálogo entre os partidos para que sejam encontradas soluções que evitem eleições e seja retirada da moção de confiança apresentada pelo Governo. 

António José Seguro | Rita Chantre / Global Imagens