Exclusivo Cooperativa de estafetas arranca neste mês em Lisboa
A ideia da Coobi surgiu em 2020, mas só vai iniciar a sua atividade este mês com duas bicicletas elétricas de carga que conseguiram comprar graças a um subsídio. O objetivo é ser diferente das plataformas tradicionais de entregas.
Hugo Charbonnier e Fernando Santos conheceram-se no final de 2020 durante uma série de discussões online sobre a possibilidade de se criar uma cooperativa como alternativa ao trabalho precário promovido por plataformas como a Uber Eats ou a Glovo durante a pandemia. Estas conversas tinham começado em julho, já com a participação de Hugo, e foi assim que nasceu a ideia de se formar uma cooperativa de entregas, a Coobi.
Relacionados
"Ocorreu por meio da iniciativa de cidadãos lisboetas preocupados com alternativas para o trabalho digno e desenvolvimento sustentável, diante da disseminação das plataformas uberizadas, que exploram o trabalho precário e cobram elevados custos aos restaurantes. Em 2021, a ideia ganhou corpo e concorreu ao Programa Bairros Saudáveis, do qual foi uma das vencedoras", lembra ao DN Fernando Santos. A verba atribuída por este programa do governo foi de 38 600 euros. "A Coobi é a primeira iniciativa de cooperativismo no setor das entregas sustentáveis em Lisboa com bicicletas de carga elétricas. Será também a primeira a juntar-se ao sistema CoopCycle, uma instituição pioneira já presente em três continentes que disponibiliza um software de gestão de entregas e vendas online, semelhante à aplicação Uber Eats, por exemplo".