Vegan e bio: o gosto dos outros chocolates

Chocolates há muitos, e agora há ainda mais. Vegan e biológicos. Moda, tendência ou uma diferença para a saúde e ambiente?

O que é um chocolate vegan? A resposta é simples: é um chocolate sem ingredientes de origem animal, ou seja, não tem leite na sua composição. E o chocolate biológico? Este pode ou não ser vegan mas o seu cacau tem de ter certificação biológica. E o que se ganha ou perde no sabor?

Rosália Costa, fundadora da Zesty, uma marca de chocolates vegan explica que "é um produto cheio de sabor ". Por sua vez, Anna e Marco Pedro, fundadores da Nau Da Cacau, que indicam ser a primeira marca portuguesa de chocolates com certificado biológico explicam que existem neles "uma quantidade de componentes que são benéficos para a saúde".

Vegan e bio são mais caros pelos produtos que usam, pelas certificações ou como no caso da Nau do Cacau que usa cacau em estado puro, o que faz encarecer o preço final do chocolate


A Zesty tem chocolates com alto teor de cacau como ingrediente principal no fabrico do seu chocolate, na ordem de 70%. Mas um chocolate vegan e sem glúten não significa que não contenha muito açúcar. Mas, segundo Rosália Costa, não é o que acontece nos "seus" chocolates: "São utilizados ingredientes nutricionalmente interessantes e benéficos para a nossa saúde e sem açúcares refinados", garante.

A Nau do Cacau inspirou-se nos barcos portugueses que na época dos Descobrimentos trouxeram cacau, e outros produtos e especiarias, para Portugal e para o resto da Europa.

Mais do que uma tendência?

Estão estes dois tipos de chocolate (vegan e biológicos) a entrar no gosto dos portugueses? Rosália Costa diz que, de uma forma geral "é um novo hábito de consumo que veio para ficar cá em Portugal". A jovem que viveu em Inglaterra, tirou muitas ideias para a marca a partir dos produtos vegan que conheceu naquele país.
Marco, da Nau do Cacau, não têm dúvidas, "o biológico é uma tendência e é cada vez mais procurado".

"Há que ler os rótulos nutricionais na parte de trás de cada embalagem, para se ter a certeza que o produto é mesmo vegan ou biológico", Rosália Costa, Zesty


Tanto os chocolates vegan como bio começam aos poucos a surgir nas prateleiras dos supermercados, sobretudo nas secções ligadas a este tipo de produtos. Mas, dica de quem sabe, é melhor um olhar atento para os rótulos, diz Rosália Costa "há que ler os rótulos nutricionais na parte de trás de cada embalagem, para se ter a certeza que o produto é mesmo vegan ou biológico".

Mas há também a questão do preço. Vegan e bio são mais caros pelos produtos que usam, pelas certificações ou como no caso da Nau do Cacau que usa cacau em estado puro, o que faz encarecer o preço final do chocolate - os preços de ambas as marcas variam entre 2,50 e os 4,90 euros. E também porque o cacau provém de locais como o Equador, São Tomé e Príncipe, República Dominicana, região África do Norte e outros. Para além disso, aposta em ingredientes como a pimenta da Jamaica, flor de sal do Algarve, café da Colômbia, sementes de cacau do peru, avelãs da Turquia, gengibre de Fiji. "Todos os ingredientes que usamos são de origem biológica, não só o cacau. Tudo tem certificado, não entra nada na nossa unidade produtiva que não tenha certificado biológico", reforçam. Já a Zesty utilizam cacau de África do Norte, com certificado Rainforest Alliance, mas que usam também outros ingredientes como "recheio de frutos secos que também é produto caro, mas muito saudável para a nossa saúde. Juntando aqui estes dois fatores, realmente torna o produto um pouco mais caro".

As novas formas de fabrico do chocolate com a junção de ingredientes mais variados e mais naturais não estão a ficar indiferentes ao gosto dos portugueses. F.Q.

Onde encontrar


Nau do Cacau
Online e em vários pontos do país
El Corte Inglés
Av. António Augusto de Aguiar 31
1069-413 Lisboa
Telefone: 21 371 1700
Via Catarina
Rua de Santa Catarina 312-350 Loja 1.13B
4000-443 Porto
Telefone: 22 012 2783

Zesty
Disponível Online.

filipe.gil@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG