Salada de presunto, lascas de queijo da Ilha, folhas, uvas brancas e azeite de laranja
Ingredientes (10 pessoas)
Presunto fatiado - 500 g
Uvas brancas em metades, sem grainha - 300 g
Lascas de queijo da Ilha - 300 g
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Alfaces variadas - 300 g
Avelã torrada picada (miolo) - 80 g
Azeite de laranja - 2 dl
Flor de sal q. b
Ingredientes para o azeite de laranja:
Sumo de laranja - 2,5 dl
Azeite virgem extra - 0,5 dl
Confeção do azeite de laranja:
Coloque o sumo de laranja
ao lume a reduzir o volume
para 1/5 e emulsione no copo misturador com o azeite virgem extra.
Confeção :
Coloque as alfaces no fundo do prato, sobreponha as uvas e o presunto, tempere com a flor de sal. Perfume com o azeite de laranja e o cebolinho e polvilhe com a avelã.
A acompanhar
O chef aconselha o vinho Antão Vaz branco, de Paulo Laureano, para acompanhar a salada.

O chef
Vítor Sobral é um dos chefs portugueses com maior reconhecimento quer no nosso país quer no estrangeiro. Eterno defensor dos produtos portugueses, é hoje proprietário e responsável pelas cozinhas de vários restaurantes, como Tasca da Esquina, Peixaria da Esquina e Talho da Esquina, para além das três padarias, também da Esquina, em três bairros de Lisboa, e além do seu restaurante no Brasil, o Tasca da Esquina, aberto em São Paulo desde 2011, que já foi eleito o melhor restaurante português no Brasil. O chef, de 53 anos, foi homenageado, em 1999, como Chef do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia e em 2006 recebeu o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo trabalho de divulgação e promoção que fez de Portugal no mundo. A receita desta semana encontra-se também disponível num dos seus novos projetos, o restaurante Otro, no centro de Lisboa.

Partilhar
No Diário de Notícias dezenas de jornalistas trabalham todos os dias para fazer as notícias, as entrevistas, as reportagens e as análises que asseguram uma informação rigorosa aos leitores. E é assim há mais de 150 anos, pois somos o jornal nacional mais antigo. Para continuarmos a fazer este “serviço ao leitor“, como escreveu o nosso fundador em 1864, precisamos do seu apoio.
Assine aqui aquele que é o seu jornal