Rodas gigantes, pistas de gelo e circo. Parques temáticos de Natal

É um dos principais sinais de que o Natal está a chegar: os vários parques temáticos que abrem um pouco por todos o país e onde não faltam carrosséis, guloseimas e atividades alusivas à época. Espreite aqui algumas sugestões.

Óbidos Vila Natal

Na edição deste ano do Óbidos Vila Natal deste ano os divertimentos dentro da Cerca do Castelo, como a rampa de gelo, o comboio de Natal e os trampolins serão gratuitos para quem tiver bilhete para o evento. Os divertimentos pagos, como o carrossel e a pista de gelo ficarão, respetivamente, na Porta da Vila e na Praça de Santa Maria, funcionando de forma independente do Óbidos Vila Natal. A iniciativa proporcionará aos visitantes espetáculos de Natal, o "apeadeiro das guloseimas", oficinas e ateliês, jogos, pinturas faciais, a "Quinta Mágica", a "Aldeia do Presépio Português, o "Chalé do Pai Natal", uma rampa de gelo, o comboio de Natal, trampolins, entre muitas outras diversões e animação. Os bilhetes custam entre 8 e 10 euros, havendo preços especiais para famílias.

Perlim, Santa Maria da Feira

Embora o parque natalício Perlim, em Santa Maria da Feira, não abranja este ano o castelo devido às obras em curso nesse monumento, apresenta mercado de Natal e um circo, além da Quinta do Castelo, que sempre foi o principal espaço da iniciativa e onde vão decorrer, entre vários cenários alusivos ao imaginário natalício, 24 espetáculos e performances diárias. O circo, por sua vez, ficará reservado para a apresentação do espetáculo "Magikal", que é uma produção concebida especificamente para Perlim e estará em cena sempre às 11:00 e às 17:15, numa tenda instalada junto ao Rossio e com capacidade para 750 pessoas. O mercado será de entrada gratuita, a entrada no parque custa entre os 6 e os 7 euros.

Wonderland, Lisboa

O Wonderland está de volta ao Parque Eduardo VII, em Lisboa. E traz, como nas edições anteriores, muita diversão, como a roda gigante, a pista de patins ecológica, a Aldeia do Pai Natal, os trampolins, as cadeiras voadoras e a pista de carrinhos. Não faltará a árvore de Natal gigante, com 18 metros de altura. Haverá o tradicional mercado de Natal, formado por várias barraquinhas de venda de artesanato, produtos regionais e doces, e um comboio de Natal. A entrada é gratuita e a iniciativa decorre até 1 de janeiro de 2023.

Praça de Natal, Gaia

A Praça de Natal Jogos Santa Casa, em Gaia, abriu as portas no Centro Cívico da cidade, junto ao edifício da Câmara Municipal, onde haverá muitas atrações para celebrar o Natal, entre as quais o Carrossel Francês ou o Comboio de Natal, e, claro, a Casa do Pai Natal, onde vai ser possível tirar fotografias com o próprio e participar em muitas outras atividades. Este ano, a pista de gelo será ecológica, sem consumos de água ou eletricidade. E atenção, além de espetáculos dedicados aos mais novos, haverá um concerto-surpresa. A entrada é gratuita.

Castelo Mágico, Montemor-o-Velho

A quinta edição do Castelo Mágico de Montemor-o-Velho regressa até 8 de janeiro de 2023. Dentro e fora de muralhas. A iniciativa conta com 19 dias de atividades, como pista de patinagem, insufláveis, realidade virtual, carrossel, espetáculos e arborismo. Vai haver uma zona dedicada à realidade virtual, um baloiço mágico, a exposição "Ciência nos Bichos", um 'Ice Tubing', bem como slide nas muralhas. Existirá também um "Vídeo Booth 360º", que vai registar os momentos vividos dentro do Castelo. Outra das iniciativas, a realizar no dia de Reis, é a atividade "King's Magic Run & Party!", com um percurso de quatro quilómetros pelo centro histórico de Montemor-o-Velho. A entrada no parque custa entre 5 e 6 euros. Cada atividade tem o custo de um euro.

Reino de Natal, Sintra

O Parque da Liberdade, em Sintra, veste-se a rigor para a época e transporta os visitantes para um mundo de fantasia com fadas, duendes, bonecos de neve e renas. Aqui será possível aos mais novos realizarem oficinas, jogos, atividades desportivas, assistirem a apontamentos musicais e teatrais, espetáculos de videomapping e atuações de dança e até visitarem a casa do Pai Natal. É o Reino do Pai Natal, iniciativa que decorre até 6 de janeiro. Este ano os visitantes podem usufruir de uma viagem no comboio de natal com partida do Parque da Liberdade, pelas 18h00, que irá percorrer as ruas do centro histórico. A entrada é gratuita.

Cascais, Vila Natal

O Parque Marechal Carmona, em Cascais, está transformado na Cascais Christmas Village, com a temática "Jardim Mágico". Neste espaço recriam-se diversos ambientes natalícios: casa do Pai Natal, "Bosque Encantado" onde vai ser possível ver renas verdadeiras, Árvore de Natal com visita ao seu interior, a nova Casa do Mago do Natal, Carrossel, Comboio de natal, Mini Roda, Globo de Neve, Rampa de Gelo e a experiência de Patinar em Gelo Verdadeiro, para além da animação e espetáculos dos Duendes da Vila. Sem esquecer o "Marco do Correio", onde se podem deixar escritos os desejos na carta ao Pai Natal, e de se poder ajudar o Mago do Natal a fazer uma poção mágica. Os bilhetes custam entre 8 e 9 euros, havendo preços especiais para famílias.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG