Exclusivo Rafa Zafra quer fazer "um caminho bonito pelo Atlântico"
O chef espanhol cozinhou há dias pela primeira vez em Portugal, mas em breve, quando abrir o restaurante na Comporta, vai passar a fazê-lo mais vezes. Com o desafio acrescido de ir buscar inspiração ao Atlântico e não tanto ao Mediterrânico que muito o caracteriza.
O chef espanhol Rafa Zafra, cuja principal inspiração para a cozinha vem do Mar Mediterrâneo, vai abrir um restaurante na Comporta para tentar conquistar também os portugueses com os seus pratos. Com restaurantes em Barcelona, Madrid, Ibiza e Sevilha, este será o quinto restaurante de Rafa Zafra.
Relacionados
Nascido em Sevilha, foi com a comida da mãe que começou a ponderar a cozinha como profissão. "Sou chef porque a minha mãe cozinhava muito bem e eu gostava de comer tudo o que a minha mãe fazia. Desde pequeno que sabia que queria ser cozinheiro, não porque eu soubesse cozinhar, mas porque gostava de comer", contou Rafa Zafra ao DN numa vinda a Lisboa, no final de outubro, para servir um jantar pop-up no restaurante JNcQUOI Avenida. Esta foi a primeira vez que o chef cozinhou em Portugal e apresentou alguns dos seus pratos mais icónicos, inclusive uns que lhe recordam a sua infância.
A cozinha sempre esteve presente na vida de Rafa Zafra, incluindo nos seus tempos de escola, em que escolheu esta atividade como extracurricular. "O único rapaz que se inscreveu na aula de cozinha fui eu. Eram só meninas e eu, e por isso os rapazes faziam bullying comigo", lembra. Apesar de tudo, Rafa Zafra não deixou que isso o impedisse de seguir o seu sonho.