Viver
18 junho 2021 às 08h55

Sugestões para comemorar o Dia Mundial do Sushi

O Dia Mundial do Sushi comemora-se a 18 de junho e a única regra do dia é comer especialidades japonesas.

DN

O Dia Mundial do Sushi comemora-se a 18 de junho e a comida japonesa é a quarta preferida dos portugueses. Representam 7,1% das reservas feitas na aplicação The Fork em Portugal.

O Dia Mundial do Sushi começou a ser comemorado em 2009, depois de ser criado pela página do Facebook com o nome "Sushi". Desde então, milhões de pessoas aproveitam para comemorar a data. A gastronomia japonesa é das mais solicitadas em Portugal, ocupando o quarto lugar na lista dos restaurantes mais procurados.

As zonas com maior número de restaurantes japoneses são Sintra com 17,24%, Cascais com 7,55% e Lisboa com 7,02%, mas é em Vila Nova de Gaia, Sintra e Lisboa que se fazem mais reservas.

O top 10 de restaurantes em Lisboa e no Porto preferidos pelos portugueses apresenta algumas sugestões para comemorar este dia mundial. O preço médio destes sítios varia entre os 20 e os 60 euros, mas há opções para todas as carteiras.

O primeiro e o segundo lugar do top 10 são ocupados pelo Yakuza em Lisboa e pelo Yakuza by Olivier no Porto. Ambos os restaurantes têm à frente da cozinha o Chef Olivier da Costa e Alexandre Hatano. O terceiro lugar é ocupado pelo Wish Restaurante & Sushi, no Porto, do Chef António Vieira.

Em quarto lugar está o Confraria Lx, em Lisboa e em quinto está o Romando Sushi Caffè em Vila do Conde, no Porto. O sexto lugar é ocupado pelo Buri, no Porto e o sétimo pelo Nikkei, em Lisboa. O Avenida Sushi Café em Lisboa está em oitavo lugar e o Sushi dos Sá Morais - Rua Castilho dirigido pelo Chef Milan Lama vem logo a seguir. O último restaurante da lista é o D'Avenida Fine Dining & Clubbing, no Porto.

Estas são algumas das sugestões do The Fork mas aquele amigo que a cada dez palavras, cinco são sushi, deve ter ainda mais.

Tópicos: viver, sushi, Dia Mundial