Viver
07 fevereiro 2023 às 19h39

Microsoft integra o ChatGPT no Bing e dá um tiro ao Google

Motor de busca do gigante da informática passa a integrar a nova ferramenta de inteligência artificial naquilo que o presidente da empresa chama "uma nova era" na pesquisa.

"A corrida começa hoje". Foi desta forma que o presidente da Microsoft, Satya Nadella declarou aberta a competição com a Google nesta da "nova era", como lhe chamou, na forma passaremos a fazer buscas na internet.

Isto porque, a partir desta terça-feira, a empresa do Windows integrou no seu motor de busca, o Bing, da famosa ferramenta de inteligência artificial (IA) ChatGPT, num processo que irá colocar as poderosas funcionalidades deste chatbot à disposição dos utilizadores do seu serviço online. É o resultado do recente investimento de 10 mil milhões de dólares na empresa OpenAI, criadora do ChatGPT.

Durante a demonstração à imprensa, na sede da Microsoft, em Redmond, Washington, foi possível testemunhar como se pode pedir ao Bing para "escrever um email para a família" e depois traduzi-lo. O processo é realizado em poucos segundos.

Noutro exemplo, a nova página do Bing criou um quizz após o pedido: "Faz-me um jogo de curiosidades dos anos 90".

O ChatGPT integrado no motor de busca foi também capaz de criar uma publicação no LinkedIn automaticamente, escrevendo-o sozinho, de acordo com os padrões dados à partida ("estou excitado com...")

Segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, o Bing integra a versão mais recente do ChatGPT -- presumivelmente a 4.

Do lado da Microsoft, Sarah Bird, a diretora do departamento de Responsible AI, garantiu que a empresa tem trabalhado com "cientistas, engenheiros, especialistas em ética e advogados para garantir respostas eticamente responsáveis".

Para isso, utilizam, entre outros métodos, um outro modelo de de inteligência artificial, chamado Prometheus, que dialoga permanentemente com a OpenAI.

Trata-se de um simulador de conversação que "cria um loop de teste, analisando e testando, e melhorando", em busca de preconceitos ou distorções. Tudo sem intervenção humana.

"Claro que há mais a fazer e quando vemos que o modelo comete erros, intervimos", completou Sarah Bird.

O novo Bing está disponível a partir desta terça-feira, progressivamente, em bing.com/new. As funcionalidades mais avançadas serão introduzidas ao longo das próximas semanas.

A Google, por seu lado, não está parada. Em antecipação deste lançamento anunciou, na noite de segunda-feira, que irá tornar público "nas próximas semanas" o Bard, uma ferramenta de IA semelhante ao ChatGPT.