Sabe a que cheira o espaço? Já há um perfume com a resposta

Fragrância recria o cheiro do espaço e foi criada para ajudar os astronautas a habituarem-se antes de serem lançados em órbita

Se já se perguntou como cheira o espaço, um novo perfume poderá ter a resposta. Recentemente foi lançada uma nova fragrância chamada Eau de Space, que traz à Terra o cheiro do... espaço.

A fragrância foi desenvolvida por Steve Pearce, de acordo com Matt Richmond, gerente de produtos da Eau de Space. Pearce é um químico e fundador da Omega Ingredients, uma empresa focada na "criação de sabores e ingredientes naturais da mais alta qualidade, orientados por proveniência e ingredientes naturais para a indústria de alimentos e bebidas", diz o site.

Pearce foi originalmente contratado pela NASA para recriar o cheiro em 2008 e levou aproximadamente quatro anos para desenvolver o perfume, disse Richmond à CNN.

O perfume foi criado para ajudar os astronautas a habituarem-se às sensações do espaço antes de serem lançados em órbita e faz parte do objetivo da NASA de eliminar possíveis surpresas que os astronautas pudessem encontrar no espaço, de acordo com o Kickstarter, um site que apoia projetos inovadores.

"É como o cheiro de uma arma logo após o disparo", caracterizou Peggy Whitson, astronauta e ex-moradora da Estação Espacial Internacional, à CNN, numa entrevista de 2002 sobre o cheiro do espaço. "Acho que tem um cheiro quase amargo, além de esfumaçado e queimado".

Richmond disse que se esforçou para descrever como a fragrância cheira. Os astronautas descrevem o cheiro como "uma mistura de pólvora, bife grelhado, framboesas e rum", acrescentou.

Richmond revelou entretanto que estão já a tentar lançar uma fragrância chamada Smell of the Moon (cheiro da lua), com base na expetativa em redor da Eau de Space, que será alvo de estudo nas escolas.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG