Vacina da gripe já falha nos centros de saúde

As farmácias dispensaram, metade do total de vacinas dispensadas em 2017, apenas em cinco semanas deste ano. O que faz com que haja já falta de stock até nos centros de saúde.

A vacina da gripe sazonal está a faltar em algumas farmácias e centros de saúde, segundo o Jornal de Notícias. Isto porque houve uma forte adesão dos cidadãos à campanha de vacinação para este inverno. Em cinco semanas - de 1 de outubro a 7 de novembro - as farmácias venderam 311 592 vacinas, mais de metade do total que foi dispensado no ano passado.

A Ordem dos Enfermeiros alertou para a falta de stock em alguns centros de saúde. Também nestas unidades a adesão tem sido superior ao que é habitual no início da campanha. O JN cita o boletim "saúde Sazonal", emitido pela Direção-Geral de Saúde, onde se constata que, na primeira semana, de vacinação (de 15 a 21 de outubro) o número de vacinas administradas foi muito superior (quase o dobro) ao das primeiras semanas de anos anteriores, a rondar as 180 mil vacinas. E na semana seguinte foram ainda mais, na ordem das 200 mil.

No final de outubro, a Ordem dos Enfermeiros enviou uma carta à ministra da Saúde, Marta Temido, a alertar para "casos de rutura de stock" da vacina nos agrupamentos dos centros de saúde do Cávado III- Barcelos/Esposende e no de Gaia, bem como no distrito de Viana do Castelo

Ler mais

Exclusivos

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.