Uma praça medieval cheia de esplanadas e espetáculos de rua

Praça medieval é um excelente ponto de partida para explorar e conhecer a Cidade Velha do Luxemburgo, Património Cultural da Humanidade.

A Place Guillaume II fica no centro da cidade do Luxemburgo. Em plena Cidade Velha, Património Cultural da Humanidade, o local é dominado pelo Hôtel de Ville (câmara municipal), edifício em estilo neoclássico e flanqueado por dois leões de bronze.

Espaço largo e cheio de árvores nos outros dois lados edificados, onde predominam cafés e restaurantes com esplanadas à sombra das árvores, desta praça avistam-se as torres pontiagudas da Catedral gótica de Notre Dame, parte do Palácio Grão Ducal e alguns dos edifícios ocupados por ministérios.

A tranquilidade do lugar não afasta a surpresa inicial dos preços das bebidas e comidas, compatíveis com o alto nível de vida do país, mas permite desfrutar de frequentes espetáculos culturais oferecidos por músicos e artistas de rua.

Outro ponto de interesse é a Passage de l'Hôtel de Ville - um pequeno túnel com montras de restaurantes onde é possível ver a preparação de pratos de marisco com dois e três andares - e que permite a ligação à vizinha Place d'Armes.

Mas o que acentua mesmo a sensação de se estar num espaço medieval e cuidado é o mercado da cidade, que ali se realiza com frequência, em típicas barraquinhas de madeira para venda de produtos que vão desde a gastronomia - onde a comida portuguesa está sempre presente - às antiguidades e artigos em segunda mão.

Ler mais