Papa muda catecismo: pena de morte passa a ser inadmissível

Francisco muda os ensinamentos do catecismo sobre pena de morte. Texto original era de 1992 e admitia pena de morte em casos de "extrema gravidade"

A partir de hoje a igreja católica considera a pena de morte "inadmissível" em todos os casos. Um texto publicado em 1992 no catecismo defendia esta prática em casos de "extrema gravidade".

O Papa Francisco autorizou agora a mudança ao número 2267 do catecismo, passando a posição da igreja católica a ser de que "a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa".

Na nota divulgada pela Santa Sé, na sua página da internet, explica-se que "durante muito tempo, considerou-se o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum".

No entanto, a igreja admite agora a pessoa não perde a dignidade "mesmo depois de ter cometido crimes gravíssimos". E que "foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos sem, ao mesmo tempo, tirar definitivamente ao réu a possibilidade de se redimir".

Francisco tinha pedido, em outubro de 2017, para que se alterasse este ensinamento de forma a refletir "a consciência cada vez mais clara na Igreja do respeito devido a toda a vida humana", recorda a agência Ecclesia.

Também João Paulo II já tinha incluído uma observação, em 1997, para dizer que eram casos "muito raros e praticamente inexistentes".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ruy Castro

À falta do Nobel, o Ig Nobel

Uma das frustrações brasileiras históricas é a de que, até hoje, o Brasil não ganhou um Prémio Nobel. Não por falta de quem o merecesse - se fizesse direitinho o seu dever de casa, a Academia Sueca, que distribui o prémio desde 1901, teria descoberto qualidades no nosso Alberto Santos-Dumont, que foi o verdadeiro inventor do avião, em João Guimarães Rosa, autor do romance Grande Sertão: Veredas, escrito num misto de português e sânscrito arcaico, e, naturalmente, no querido Garrincha, nem que tivessem de providenciar uma categoria especial para ele.

Premium

João Taborda da Gama

Le pénis

Não gosto de fascistas e tenho pouco a dizer sobre pilas, mas abomino qualquer forma de censura de uns ou de outras. Proibir a vista dos pénis de Mapplethorpe é tão condenável como proibir a vinda de Le Pen à Web Summit. A minha geração não viveu qualquer censura, nem a de direita nem a que se lhe seguiu de esquerda. Fomos apenas confrontados com alguns relâmpagos de censura, mais caricatos do que reais, a última ceia do Herman, o Evangelho de Saramago. E as discussões mais recentes - o cancelamento de uma conferência de Jaime Nogueira Pinto na Nova, a conferência com negacionista das alterações climáticas na Universidade do Porto - demonstram o óbvio: por um lado, o ato de proibir o debate seja de quem for é a negação da liberdade sem mas ou ses, mas também a demonstração de que não há entre nós um instinto coletivo de defesa da liberdade de expressão independentemente de concordarmos com o seu conteúdo, e de este ser mais ou menos extremo.

Premium

Adolfo Mesquita Nunes

A direita definida pela esquerda

Foi a esquerda que definiu a direita portuguesa, que lhe identificou uma linhagem, lhe desenhou uma cosmologia. Fê-lo com precisão, estabelecendo que à direita estariam os que não encaram os mais pobres como prioridade, os que descendem do lado dos exploradores, dos patrões. Já perdi a conta ao número de pessoas que, por genuína adesão ao princípio ou por mero complexo social ou de classe, se diz de esquerda por estar ao lado dos mais vulneráveis. A direita, presumimos dessa asserção, está contra eles.